A lanchonete popular do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, não tem
mais data para sair do papel. A Empresa Brasileira de Infraestrutura
Aeroportuária (Infraero) prometia a loja para este mês, mas rescindiu na
semana passada o contrato com a CD Plan, vencedora da licitação, que
não cumpriu as exigências estabelecidas em contrato, segundo informou o
jornal O Estado de S. Paulo.
A lanchonete popular vende lanches e alimentos com preços tabelados,
semelhantes aos cobrados no comércio normal da cidade e geralmente muito
abaixo dos valores cobrados nas demais lanchonetes dos aeroportos.
Com
a rescisão, a estatal convocou a segunda colocada na concorrência, a RA
Catering, dona de outras lanchonetes em diversos aeroportos do país
(até em Congonhas) e também responsável por serviço de refeições a bordo
de algumas companhias aéreas. Com isso, o processo de apresentação e
aprovação recomeçou e o prazo para que a lanchonete seja instalada está
indefinido.
Segundo o jornal, a CD
Plan alega que a Infraero foi “intransigente” na rescisão e teria
entregue uma área menor do que a prometida em contrato. “A área licitada
no edital é de 68,57 metros quadrados, mas, quando chegamos lá, vimos
que o lugar tem 56,4 metros quadrados. São 12 metros a menos”, reclama o
advogado da empresa, Paulo Solano. “Isso impacta toda a operação, a
quantidade de equipamentos que vamos conseguir colocar e nossa
remuneração. Só que, em vez de tentar renegociar, eles preferiram
rescindir.”
A Infraero cobraria da empresa um valor de aluguel
mensal de R$ 67 mil pela lanchonete. Segundo Solano, a CD Plan queria
uma revisão do valor do aluguel, de acordo com a nova metragem, mas não
houve conversa. “Temos total know-how do processo, mas houve uma certa
intolerância por parte da Infraero. Vamos recorrer”, diz Solano. A
empresa é a mesma que opera a primeira lanchonete popular a entrar em
funcionamento, a do Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba. Também tem
quiosques de comida instalados em estações da Companhia Paulista de
Trens Metropolitanos (CPTM), em São Paulo.
Os 12 metros de área a
menos não foram o único entrave à construção da lanchonete. Dos três
projetos elaborados pela CDPlan – arquitetônico, elétrico e hidráulico
-, o último foi reprovado pela Infraero. Para a estatal, a inaptidão da
empresa nesse quesito foi o principal motivo que levou à rescisão. “A
empresa apresentou projetos incompletos, o que comprometia a estimativa
de execução da obra”, disse a Infraero.
Sobre a área menor, a
estatal admitiu que houve um “equívoco na informação da metragem”, mas
todos os esclarecimentos foram dados à empresa. Diz ainda que a CD Plan
teve tempo suficiente para, antes da assinatura do contrato, ir até o
espaço e fazer uma vistoria em relação à área da futura lanchonete. A
Infraero afirma também que quem fixa o preço do aluguel é o
concessionário, e o valor é cobrado pelo ponto, não pela metragem da
área.
Restaurante
Enquanto São Paulo
enfrenta problemas, o Aeroporto de Confins, na região metropolitana de
Belo Horizonte, deve receber o primeiro restaurante self-service com
preços controlados. De acordo com a Infraero, o estabelecimento terá o
peso por quilo e uma lista de produtos com preços diferenciados,
determinados por meio de pesquisa no mercado local. Além dos preços, o
edital define também as variedades mínimas de opções de comida
disponíveis no buffet.
O edital prevê a concessão de uma área de
104,82 metros quadrados no terraço do terminal de passageiros e dois
outros espaços no subsolo para o estoque de suprimentos. O prazo máximo
previsto em edital para o início do funcionamento do restaurante é de
cinco meses, contados a partir da assinatura do contrato. A abertura da
licitação está marcada para o dia 22 de abril.
De acordo com a
Infraero, o modelo da loja é uma variação do conceito das lanchonetes
populares. A intenção é oferecer uma opção mais acessível de alimentação
para os usuários de aeroportos e estimular a competição. A Infraero
prevê a instalação de estabelecimentos com preços controlados em todos
os aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo.
Com informações do Estado de São Paulo e do Terra
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