quinta-feira, 18 de abril de 2013

AS 5 MAIS: Paris

Paris rima com romantismo, cultura, sofisticação, historia e… crianças! Hein? Crianças? Sim, isso mesmo! Pouca gente sabe, mas Paris é uma cidade incrivel para a criançada. Todas as atrações consideradas “adultas” também podem ser muito divertidas para se fazer com crianças. E além do circuito basico, também tem varias atrações sob medida para os petits. Confiram:

DICA 1: Jardin des Plantes e seus museus de ciências naturais – O Jardin des Plantes é um grande jardim no 5ème arrondissement, onde se encontram importantes museus de ciências naturais tais como: a Grande Galeria da Evolução, a Galeria de Mineralogia e Geologia, o Museu de Palentologia além de um pequeno zoológico chamado de Ménagerie. A Grande Galeria da Evolução é sem duvida a atração mais famosa do Jardin des Plantes, mas outra atração bem bacana também e menos conhecida é o Museu de Palentologia. O 1° andar exibe esqueletos de diversas espécies de mamiferos e o 2° andar esqueletos de dinossauros.
Museus de Historia Natural

No Jardin des Plantes, 5ème arrondissement
5mais_PARIS_01 - Galeria da Evolução
Galeria da Evolução
5mais_PARIS_Museu de Paleontologia
Esqueletos de dinossauros no Museu de Paleontologia

DICA 2: Cité des Sciences e Cité des Enfants – A Cité des Sciences et de l’Industrie é um enorme museu de ciência e tecnologia. Além das exposições temporarias, também espaços interativos com temas como a Ciência e Ficção, Energia, Imagens, Transporte, Evolução, Atualidades, Som, Matematica. Praticamente tudo é interativo, onde adultos e crianças aprendem se divertindo. A Cité também conta com um planetario, um submarino de verdade e um imenso cinema 3D (Géode).
No prédio da Cité, existe um espaço incrivel chamado Cité des Enfants, com jogos interativos que trabalham os sentidos, a coordenação motora, os elementos da terra, o corpo humano, etc. São 2 espaços separados por faixa etaria: um para crianças entre 2 e 5 anos e outro de 5 a 12. As sessões duram 1h30 e nos finais de semana e férias escolares é aconselhavel reservar.

A Cité fica no meio do Parque de la Villette, um lugar perfeito para um piquenique num dia agradavel e um passeio de barco. Não deixem de ir no Les Vents et Les Dunes, um parquinho gratuito super diferente, com brinquedos diferentes separados por idade. O meu conselho é: reserve um dia inteiro para conhecer o parque de la Vilette e a Cité porque vale a pena! Para os que apreciam musica, outro passeio interessante é o Museu da Musica que também fica no Parc de la Villette.

Cité des Sciences et de l’Industrie
No Parc de la Villette, no 19ème arrondissement

5mais_PARIS_Cité des Sciences et de l'Industrie e a Géode (cinema 3D)
Cité des Sciences et de l'Industrie e a Géode (cinema 3D)
5mais_PARIS_Cité des Enfants
Brincadeira com agua na Cité des Enfants

DICA 3: Jardin d’Acclimatation – Para os dias de sol e temperatura agradavel, um passeio muito bacana é o Jardin d’Acclimatation, no Bois de Boulogne. Para chegar, o melhor é pegar o trenzinho a partir do metrô Porte Maillot, que te leva direto para dentro do parque. O Jardin d’Acclimatation é um grande jardim dentro do Bois de Boulogne, com diversas atrações para as crianças: um pequeno parque de diversões, aves, animais da fazenda, ursos, passeio de barco num riozinho, pula-pula, teatro de fantoches, brincadeiras com jatos de agua perfeitas para os dias de calor. A partir de 1 ano ja’ da’ para curtir bem o passeio, e a partir de 2 anos é melhor ainda, porque da’ para ir nos brinquedos do pequeno parque de diversões no interior do jardim. Em alguns trechos é permitido fazer piquenique no gramado.

Jardin d’Acclimatation

No Bois de Boulogne, acesso ao trenzinho que leva ao parque pela estação Les Sablons, linha 1
5mais_PARIS_Jardin d'Acclimatation
Trenzinho que chega

5mais_PARIS_Jardin d'Acclimatation
Barquinhos com controle remoto

DICA 4: Musée en Herbe – Sabendo incentivar a criança, qualquer museu é um passeio interessante para uma criança (conhecem a Caça ao Tesouro?). Por experiência propria digo que elas também adoram a arte moderna do Museu Georges Pompidou, com muito colorido e efeitos visuais. Mas quem tiver um tempinho sobrando sugiro a visita de um mini-museu de arte moderna, pouco conhecido, que tem como publico-alvo justamente os pequenos: o Musée en Herbe. O museu exibe exposições temporarias, em geral um artista de cada vez. As obras exibidas são visualmente interessantes para as crianças e ha’ varias obras interativas, onde as crianças podem tocar e brincar. Existe uma visita guiada em francês e também um “atelier de arte” proposto ao fim da visita. Gostamos muito do atelier! Ele dura 1h e a monitora propõe às crianças atividades relacionadas com o que foi visto na exposição. O atelier é também em francês. Caso a criança não fale francês, mas um dos acompanhantes fale, o atelier pode ser bem aproveitado também porque os adultos ficam na mesma sala com as crianças.
Musée en Herbe
3ème arrondissement
5mais_PARIS_Musée en Herbe
Obras interativas

5mais_PARIS_Musée en Herbe
Atelier de arte com atividades relacionadas à exposição

DICA 5: Piquenique no parque – Ah, os parques! Na Europa ha’ tantos parques lindos que é por isso que eu sempre recomendo visitar Paris no fim da primavera ou no verão para poder aproveita-los, sobretudo se os pimpolhos estão juntos. Em Paris ha’ parques lindissimos em varios cantos da cidade, onde pode-se deixar a criançada correr à vontade, brincar nos playgrounds, admirar as flores, ver os patos no laguinho. E existe pausa mais gostosa para a familia reunida do que um piquenique num belo parque? Alguns dos meus parques preferidos para piquenique: Parc Montsouris (13ème), Parc Buttes-Chaumont (20ème), Parc Monceau (8ème), Parc André Citroën (15ème), Parc de la Villette (20ème) e Parc Floral (Bois de Vincennes).
5mais_PARIS_Parc André Citroën
Parc André Citroën e suas fontes para se refrescar no verão (em teoria é proibido se banhar nas fontes, mas quando esta' calor, ninguém se atreve interromper a diversão da garotada)

5mais_PARIS_Parc Montsouris 
Parc Montsouris
Fonte: Blog –  Paris des Petits

Nenhum comentário:

Postar um comentário