Um erro na página da TAM causou uma grande polêmica hoje. Os preços
das passagens no site em português apareceram bem mais caros que o
cobrado no site internacional, em inglês. Segundo o portal Terra,
a informação foi publicada nas redes sociais e logo se espalhou. Nas
simulações feitas pelo Terra, a diferença foi grande e os preços no site
em português chegou a ser cinco vezes maior que na versão
internacional.
“ É possível ver a diferença comparando o site do
mesmo voo nas duas línguas. Além do preço – até cinco vezes menor –
clientes que buscarem pelo site internacional também têm mais opções de
escolha dentre os pacotes oferecidos pela companhia aérea. No voo
JJ4726, do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para o de Confins, na
região metropolitana de Belo Horizonte, a passagem no modo Básico era
comercializada por R$ 685 no site em português. Exatamente a mesma
passagem custava US$ 70 (R$ 138) no site em inglês”, postou o Terra.
O
portal também testou os preços do voo JJ3942, com saída de Congonhas
(SP) e destino ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. “No site em
português, não tinha a opção básica mais disponível. Com isso, o
usuário era obrigado a comprar, no mínimo, a opção Flex por R$ 763.
Porém, o mesmo voo era comercializado na opção básica por US$ 77 (cerca
de R$ 152) no site em inglês. Caso a opção fosse pela Flex, o voo pelo
site internacional continuaria mais barato e sairia por US$ 310 (R$
613)”
A TAM informou que ocorreu um erro no sistema de
disponibilização de tarifas, causando a grande diferença nos preços,
para iguais trechos, nos sites do Brasil e do exterior. “O erro foi
temporário e já foi corrigido, graças ao alerta de nossos clientes. Vale
ressaltar, porém, que a TAM trabalha com o conceito de composição
dinâmica de preços, tanto no mercado brasileiro quanto no exterior.
Sendo assim, o que determina o valor das passagens é a demanda de cada
perfil de passageiro e a oferta disponível, o que pode variar de acordo
com cada mercado. Por isso, o site da TAM possui versões para cada país
em que a empresa opera, obedecendo às legislações locais. Cada uma das
versões só permite compras com cartões de crédito emitidos no país
selecionado pelo cliente”.
Verificamos os sites e de fato os
preços agora estão equivalentes. O Melhores Destinos já foi avisado por
leitores em outras ocasiões sobre diferenças entre os sites, mas como
ocorreu hoje, a falha foi corrigida logo, por isso não noticiamos, mas
continuaremos acompanhando para verificar se voltará ocorrer.
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