quinta-feira, 11 de abril de 2013

Dicas de comportamento e etiqueta dentro do avião

Se você está viajando pela primeira vez em um avião (vale até pra quem viaja com certa frequência) veja aqui algumas boas maneiras à bordo.

O período de alta estação se tornou bem relativo, embora os meses de férias sejam os meses mais movimentados de viagens, algumas pessoas aproveitam os outros meses pra viajar de forma mais sossegada. Será? Nem sempre. Algumas vezes os vôos são tão movimentados quanto em outros meses, é preciso um pouco de boas maneiras e paciência pra que sua viagem seja tranqüila do começo ao fim.


Os aviões estão cada vez mais apertados, os espaços entre as poltronas parece diminuir a cada dia, e o conforto dos passageiros também. As companhias aéreas não se preocupam muito com isso na verdade quanto mais gente melhor não é? Porém mesmo com o espaço pequeno você precisa saber respeitar os limites, não invadir o espaço do vizinho como braços da cadeira, colocar os pés na poltrona da frente e tal.

Durante a viagem seja agradável com a pessoa que está ao seu lado, converse um pouco, mas veja se a pessoa esta a fim de conversa. Uma boa dica é levar um livro ou um MP4, mas atente para que o volume do seu som não incomode quem está ao seu lado, assim se você não tiver com vontade de conversar com o seu vizinho, você pode se concentrar em outra coisa.

Se for viajar com crianças o ideal é escolher os vôos noturnos para que eles possam dormir durante a viagem. Também leve brinquedos e outras coisas que possam servir como distração, mas não deixe que seus filhos corram no avião ou fique fazendo barulho excessivo que incomode os outros passageiros.

Cuidado para não ser espaçosa, se for tirar os sapatos tenha a certeza de que seus pés não estão com um cheirinho desagradável. Perfume e desodorantes devem ser usados, mas cuidado para não escolher uma fragrância forte demais que possa deixar os outros que estão ao seu lado com enjôo. Nas viagens mais longas é comum dormir durante o trajeto, não há problema mas evite por exemplo, que sua cabeça caia sobre o ombro do vizinho. Se você tiver problemas como ronco também é interessante permanecer o máximo de tempo possível acordado.

Mesmo em viagens longas procure controlar a ansiedade e a afobação. Não ligue o celular até sair do avião, desligue aparelhos eletrônicos se for solicitado, e espere sempre ser autorizado a retirar as malas de mão. Ter um pouco de paciência e educação nessa hora evita um estresse desnecessário entre você e as outras pessoas que estão viajando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário