domingo, 28 de abril de 2013

A beleza perfeita de Jericoacoara

Jericoacoara é uma praia do litoral do Ceará, no nordeste do Brasil. Segundo um artigo publicado no jornal americano Washington Post Magazine em 1994, a praia de Jericoacoara é considerada como uma das dez praias mais belas do mundo
….A areia corre veloz em Jericoacoara, escova as pernas e chega até os olhos….
Jericoacoara ou Jeri, como é chamada pelos locais amigavelmente, está localizada a cerca de 300 km da capital Fortaleza, Estado do Ceará, perto da fronteira com o estado do Piaí­, a 20 km do município de Gijoca (Jijoca de Jericoacoara) – Até 1985 era uma simples aldeia de pescadores sem eletricidade, estradas, telefone ou televisão, perdida entre imensas dunas brancas e completamente isolada do resto do mundo, até que o turismo a descobriu e começou a ser visitada frequentemente. Em 1998, Jericoacoara recebeu a eletricidade e a praia desenvolveu-se rapidamente, sem jamais deixar conservando a sua forma natural e o seu estilo. Grande parte das casas na vila estão estruturadas e construídas de simples madeira, rodeado por flores e plantas tropicais, as ruas ainda são areia, o clima é mágico.
Foto de jijoca
Jericoacoara está localizada em uma APA – área de preservação ambiental. Desde o 2002 para evitar maior destruição ambiental, o IBAMA transformou o local em um Parque Nacional, repleto de suas enormes dunas brancas moveis, lagoas de águas cristalinas, coqueirais, praias de enseada com mar calmo e de oceano com ondas, onde tem um intenso contato com a natureza, e a beleza das paisagens impressiona os olhos de turistas e moradores.
A praia de Jericoacoara oferece varias atividades e entretenimentos para os visitantes, e nos últimos anos alguns esportes como o Windsurf e Kitesurf fazem desta praia um dos lugares mais procurados no Brasil por amantes de fortes ventos. O kitesurf é prática principalmente na Praia do Preá, situada a 12 km de Jericoacoara. Além dos esportes, Jericoacoara destaque-se também pelos seus passeios de Bugue em todas a sua região, como por exemplo até a Lagoa Azul e Lagoa Paraí­so, que são as melhores “praias” de Jeri, localizadas em Jijoca. O maior atrativo turístico local é o passeio à Pedra Furada (simbolo da praia de Jericoacoara) um arco de pedra enorme, esculpido pela ação das ondas e do tempo, que fica situado na região rochosa de Jericoacoara.
No fim da tarde, os turistas se dirigem a Duna do Pôr-do-Sol para assistir ao fim de mais um dia. Jericoacoara está localizada no extremo norte do litoral cearense, de modo que e um dos poucos lugares no Brasil onde se pode apreciar o pôr de sol no mar. A Duna do Pôr do Sol fica logo ao lado da vila, e distingue-se de outras dunas, porque está praticamente isolada do deserto de dunas. Do alto da duna há uma vista panorâmica para a vila, o Serrote (pequena serra ao lado da vila, onde está situado o Farol de Jericoacoara) as dunas e a praia.
Praias de Jericoacoara
Jericoacoara tem uma noite muito bacana e divertida, e começa se animar nos bares, Restaurantes e locais noturnos. Depois de um delicioso jantar, é só seguir a música que embala as noites de Jericoacoara, com diversos estilos musicais, em destaque o forró. Para quem não gosta de muito agito, aproveite para observar as belíssimas estrelas cadentes que passeiam pelo céu de Jericoacoara, sobretudo quando é na lua-cheia, e o espetáculo do oceano iluminado, entre coqueiros de cartão postal, é superado por um mar de dunas imensas, incendiadas pela luz do luar.
Jericoacoara não é só praias e bonitas paisagens: Não deixe de conhecer a vila e o seu povo. Converse um pouco com os pescadores locais, aprenda com eles, e perceba que a vida, na verdade pode ser muito mais simples.
Fonte: Portal Jericoacoara e Jeri-Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário