Quando viajar, tenha em conta que há certos países que o vão receber de forma menos amigável. O aviso é da CNN depois de publicar um estudo feito pelo World Economic Forum.

O estudo "Relatório de Competitividade do Turismo de 2013" analisou 140 países, tendo em conta a atractividade e competitividade das indústrias de viagens e turismo.

Das várias análises feitas, um dos rankings que mereceu mais destaque por parte da CNN foi o da recetividade dos países aos turistas, numa categoria com o nome de "Atitude da população para os visitantes estrangeiros". Dentro deste tópico, o acolhimento dos países aos turistas foi analisado numa escala de 0-7, sendo que "0" seria muito indesejados e "7" muito bem-vindos.

A Bolívia ficou em primeiro lugar no ranking dos países mais hostis do mundo, com uma pontuação de 4.1. Seguiram-se Venezula e Rússia, na lista das nações menos amigáveis para os turistas.
No outro extremo do ranking, na lista dos mais acolhedores, Islândia e Nova Zelândia ficaram empatados no primeiro lugar, conquistando quase a pontuação máxima: 6.8.

Portugal também ficou bem qualificado nesta lista, no 7º lugar, com 6.6 pontos. À frente, ficou apenas a Áustria, o Senegal, a República da Macedónia, Marrocos, a Islândia e Nova Zelândia.

Este estudo é apenas parte de um extenso relatório que analisa a competitividade de cada país no turismo e viagens. A competitividade é baseada na medida em que os países colocam em prática os factores e politicas para se tornarem atraentes para o desenvolvimento do sector de viagens e turismo.

No índice de competitividade, a Europa fica à frente, com 5 dos seus países no topo da lista dos que mais investem no turismo: Suiça, Alemanha e Áustria são o top 3. A Suiça mantém-se na primeira posição desde que o ranking começou a ser feito há cinco anos.

Entre os factores chave para um país conquistar uma boa posição no ranking estão: as boas infra-estruturas e facilidades para o turismo, o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais e a riqueza em recursos culturais.

Segurança, infra-estruturas subdesenvolvidas e preocupações sobre o desenvolvimento sustentável estão entre os factores que podem colocar um país no lugar mais baixo do ranking de competitividade turística dos países. O Haiti é o que obtém o pior resultado nestas questões.

O relatório recolheu dados a partir do Fórum Económico Mundial de opiniões, de dados concretos de fontes privadas e agências nacionais e internacionais - organizações como UNESCO, Internacional Finance Corporation, IUCN, entre outras participaram para a realização do relatório.

Atitude da população para com visitantes estrangeiros
(0 = muito desagradável, 7 = muito bem-vindo)

Amigáveis
1. Islândia  6.8
2. Nova Zelândia  6.8
3. Marrocos 6.7
4. Républica da Macedónia  6.7
5. Áustria  6.7
6. Senegal  6.7
7. Portugal  6.6
8. Bósnia and Herzegovina  6.6
9. Irlanda  6.6
10. Burkina Faso  6.6

Pouco amigáveis
1. Bolívia  4.1
2. Venezuela  4.5
3. Rússia 5.0
4. Kuwait  5.2
5. Letónia  5.2
6. Irão  5.2
7. Paquistão  5.3
8. Eslováquia 5.5
9. Bulgária  5.5
10. Mongólia  5.5