A Smiles acaba de anunciar que o aumento na emissão das passagens
aéreas internacionais em companhias parceiras da GOL foi gerado por um
erro de sistema. A empresa prometeu devolver as milhas aos clientes que
foram prejudicados pela falha no sistema, que teria afetado 4 mil
emissões desde o final de maio, quando o episódio ocorreu. O aumento de 30% sem aviso prévio está sendo investigado pelo Ministério Público do Distrito Federal.
Veja o comunicado da Smiles:
“A
Smiles S.A. – que atua no segmento de recompensa e fidelização, com
governança e gestão independentes da GOL – informa que, por uma falha de
sistema, foram geradas alterações indevidas nas quantidades mínimas de
milhas exigidas para emissão de bilhetes com suas parceiras aéreas
internacionais.
O sistema
passou a cobrar uma quantidade de milhas superior aos valores que
constam na tabela de resgate de parceiros aéreos. Essa falha ocorreu
para resgates com as parceiras aéreas em voos para a América do Norte,
América do Sul, América Central e Caribe, Havaí, Europa, África, Oriente
Médio, Ásia, Oceania e Ilha de Páscoa. A falha não afetou a emissão de
nenhum trecho ou bilhete de voos operados pela GOL.
Pedimos
desculpas aos nossos clientes e comunicamos que todas as milhas
debitadas acima do valores mínimos estipulados nas tabelas de resgate
serão devolvidas aos cerca de 4.000 participantes possivelmente afetados
– dentre os mais de 330 mil que adquiriram bilhetes Smiles no período
de 29 de maio de 2013 até hoje. Os créditos serão realizados
automaticamente nas respectivas contas Smiles até o dia 15 de agosto,
não sendo necessária nenhuma solicitação por parte dos clientes.
A falha foi corrigida e trechos nos valores mínimos já estão disponíveis no site www.smiles.com.br. A
companhia registra que, até o momento, não recebeu qualquer documento
emitido pelo Ministério Público do Distrito Federal. A Smiles reitera
suas desculpas pelos transtornos e reforça o compromisso de
transparência, respeito e qualidade com seus clientes.”
É no
mínimo estranho que a GOL/Smiles tenha demorado tanto tempo para
verificar esse erro e só agora, após a investigação do MP, tenha adotado
essa posição, mas não deixa de ser uma boa notícia para os clientes que
foram prejudicados. O problema são os milhares de clientes que deixaram
de emitir as passagens por não ter milhas suficientes devido ao erro do
sistema que elevou as tarifas. A esses não haverá nenhum ressarcimento.
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