Os administradores do aeroporto de Viracopos, em Campinas, estão
empenhados no projeto de transformar o terminal, a 100 km de São Paulo,
no novo hub internacional da América Latina. Segundo revelou hoje a
Imprensa internacional, o Consórcio Viracopos, que administra o
aeroporto, está negociando incentivos para aumentar o número de voos da
GOL e da TAM. Além disso, duas companhias estrangeiras estariam
interessadas em começar voos para Campinas antes da inauguração do novo terminal, marcada para maio de 2014.
“Estamos conversando com empresas (brasileiras). Na linha de atração de mais
voos domésticos estamos conversando com TAM e GOL e vamos sentar na mesa e dar
incentivos para elas”, disse diretor comercial do aeroporto, Aluizio
Margarido. Atualmente, a Azul é a principal empresa aérea que opera voos
de passageiros no aeroporto.Entre os incentivos estariam a redução ou
isenção temporária de taxas, que poderiam ser usadas pelas companhias para
baratear tarifas e atrair passageiros para VCP.
O executivo também não descartou dar incentivos
a empresas estrangeiras para elevar o número de voos internacionais a partir de
Viracopos e acrescentou que a concessionária já negocia com duas empresas da
América Latina, como parte de sua intenção de atrair estrangeiras para elevar
receitas. “Estamos negociando com duas
empresas que querem fazer voos já com as instalações existentes, mas grande
volume mesmo a gente só vai conseguir com o novo terminal, por causa da
infraestrutura”.
Segundo
ele, a empresa considera atrair voos que atendam os destinos
internacionais mais procurados por brasileiros, como Buenos Aires, Nova
York e Miami. Após a falência da Pluna e a alteração de um voo da GOL
para Buenos Aires, Viracopos tem hoje somente um voo internacional
operado pela TAP até Lisboa. vale lembrar que o terminal acaba de
inaugurar uma loja free shop, operada pela Dufry, A falta do atrativo
era um dos empecilhos apontados pelas companhias estrangeiras.
Além das duas companhias com negociações em andamento, em outubro a Aeroportos Brasil pretende apresentar o Viracopos para
outras empresas aéreas do mundo todo durante o fórum World Routes, em Las
Vegas. “Queremos nos tornar um hub para voos com origem ou destino
na América Latina”, disse Margarido.
O grande entrave para o crescimento de
Viracopos, continua sendo a falta de transporte público ligando o terminal a
São Paulo. TAP e Azul mantêm ônibus gratuitos para atrair passageiros, mas é
difícil que outras companhias adotem a tática: “O acesso à Viracopos é para nós uma questão fundamental”,
disse Margarido, observando que, por enquanto o aeroporto é servido por ônibus
fretados. “Com os sucessivos atrasos
no processo de licenciamento do trem-bala, a nossa grande esperança agora é o
trem regional.”
Com informações do Wall Street Journal, Nasdaq e agência Reuters
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