O Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT) apresentou
ontem uma proposta para a concessão de mais 14 voos de lá para o Brasil a
partir de outubro e outros 14 no ano que vem. Caso seja aprovada, a
American Airlines e a US Airways, que estão em processo de fusão,
receberão 14 novas frequências, metade delas ainda este ano, incluindo o
novo voo direto de São Paulo a Los Angeles pela AA. As demais ficarão
com a Delta. Além de Los Angeles, os novos horários serão se Guarulhos a
Atlanta, Detroit e Charlotte.
Essa
deverá ser a última concessão de novos voos entre Estados Unidos e
Brasil pelo DOT. Isso porque a partir em outubro de 2015 entra em vigor o
acordo de céus abertos assinado em 2011 entre os países e as companhias
terão liberdade para solicitar novos voos.
Se a proposta for
aprovada sem alterações, a American Airlines vai inaugurar em outubro o
primeiro serviço sem paradas diário de uma companhia aérea
norte-americana entre Los Angeles e São Paulo. A rota hoje conta apenas
com voos diretos da Korean Air. A companhia, porém, não conseguiu a rota
direta entre São Paulo e Chicago que estava planejando. O DOT também
negou o pedido da US Airways de um novo voo direto entre São Paulo e
Philadelphia.
A Delta, por sua vez, deve adicionar um segundo voo
diário de Guarulhos a seu hub em Atlanta. Para conseguir metade dos
novos voos, a companhia usou como argumento a fusão entre American
Airlines e US Airways, que poderia comprometer a competição nas rotas
para São Paulo, definido por ela como “o maior e mais importante mercado
da América do Sul”. “Na verdade há apenas duas candidatas nesse
processo, Delta e a ‘nova American’, ainda que a US Airways tenha
apresentado uma candidatura separada”. A United não apresentou
proposta.american
O DOT justificou sua decisão destacando a
importância do novo voo da AA a Los Angeles, que serão os primeiros de
uma companhia do país do Brasil à costa oeste. Já o segundo voo diário
pela Delta a partir de seu centro de Atlanta dará aos passageiros a
opção de conexão para mais de 150 cidades. A companhia é parceira da
GOL no Brasil.
A proposta está aberta a comentários e recursos por
dez dias e o departamento reservou mais sete para responder aos
comentários. Após este período de observação, o DOT irá preparar a
decisão final. A proposta de decisão, as propostas das companhias aéreas
e comentários públicos podem ser encontrados em no site Regulations.gov.
Mais informações no site do DOT (em inglês)
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