sexta-feira, 31 de maio de 2013

10 dicas para ser transferido para a primeira classe nos aviões

As viagens de avião podem ser desconfortantes para aqueles que voam na classe econômica, porém existem aqueles que conseguem convencer o comissário de bordo e trocar de classe. Um levantamento realizado pelo site Skyscanner revelou que 61% dos comissários já transferiram alguém para a business ou primeira classe.
 
Entre os passageiros que possuem mais chance de conseguir um upgrade na viagem estão os homens solteiros, bem vestidos e que estão por volta dos 30 anos. Já as mulheres no fim da adolescência, usando roupas provocantes e que estão viajando em grupo têm menos chances.

Segundo 72% dos comissários de bordo, quem viaja sozinho está mais propenso a ser transferido para uma classe premium de graça. Assim como os viajantes frequentes ou com lesões, como um membro fraturado, têm chances maiores de fugir da classe econômica.

Outro levantamento do buscador de passagens aéreas mostro que os passageiros ficam tão ansiosos pelos assentos premium que 75% deles mentiriam para ser transferido para uma classe melhor. Em torno de 14% considerariam se passar por recém-casados, 6% simulariam doenças ou lesões e 7% fingiriam viajar sozinhos se isso aumentasse suas chances de serem realojados numa classe premium.

10 dicas de como dar um upgrade na viagem
Os comissários revelaram as dez melhores maneiras de conseguir viajar na business e primeira classe de graça. Confira:

1- Seja amigável e educado: a maioria dos comissários (82%) diz que a simpatia faz diferença na hora de mudar um passageiro de classe.

2- Programa de viajantes frequentes da companhia aérea: 80% dos comissários dizem que fazer parte dos viajantes frequentes ajuda a aumentar suas chances de upgrade.

3- Viaje sozinho: os viajantes desacompanhados têm 72% mais chances de serem realocados.

4- Deixe sua lesão à mostra: ter uma fratura ou uma doença aumenta suas chances de ser transferido para business ou primeira classe, segundo 65% dos comissários.

5- Vista-se bem: 59% dos funcionários são mais propensos a dar upgrades a passageiros bem vestidos.
6- Recém-casados: se estiver em lua-de-mel, avise aos comissários, pois 58% tendem a transferir recém-casados para business ou primeira classe.

7- Faça amizade com pessoas influentes: 55% dos comissários estão mais dispostos a transferir para outras classes amigos e parentes.

8- Viaje na baixa temporada: se houver vários assentos disponíveis numa classe premium, você tem mais chances de ter seu pedido aceito, segundo 47% dos comissários.

9- Convença: 35% dos comissários dizem que contar histórias para ganhar a simpatia da tripulação influencia para a transferência.

10- Boa aparência: 31% dos funcionários são mais inclinados a dar upgrade a passageiros atraentes e bem cuidados.

Fonte: I

Festa do Vinho Verde em Ponte de Lima 2013

ecorrerá de 14 a 16 de Junho de 2013, no Parque de Exposições da Expolima, em Ponte de Lima (Viana do Castelo), a 23ª Festa do Vinho Verde e Produtos Regionais, onde o turista poderá conhecer as tradições regionais. Em paralelo decorrerá o XI Concurso dos Vinho Verdes de Ponte de Lima, a realizar-se no dia 15 de Junho de 2013, e apresenta 3 categorias a concurso:
Vinho Verde / Regional Minho Branco;
Vinho Verde / Regional Minho Tinto;
Vinho Verde / Regional Minho de casta Loureiro.
Festa do Vinho Verde em Ponte de Lima 2013
Os resultados do XI Concurso dos Vinho Verdes de Ponte de Lima serão divulgados na edição de Julho da Revista de Vinhos. A Revista de Vinhos é parceiro na organização do concurso, garantindo desde logo a presença de prestigiados profissionais do setor, como proprietários de importantes garrafeiras, sommeliers, entre outros profissionais de renome.
Festa do Vinho Verde em Ponte de Lima 2013

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Avianca dá fim à Taca e à Aerogal, apresenta nova pintura e quer ser a melhor do mundo

Qatar, Singapore, Etihad e Emirates que se cuidem, a Avianca quer se tornar a melhor companhia aérea do mundo. A colombiana unificou hoje as marcas do grupo e pôs fim às companhias Taca, Aerogal e Tampa Cargo. Também apresentou uma nova identidade visual para seus aviões, que segundo ela simboliza a união da imagem da Avianca com a destas companhias, que deixam hoje de existir. È parte da estratégia da companhia para concorrer com a Latam no continente.



Avianca



Durante a apresentação da nova marca, o presidente da Avianca, German Efromovich, afirmou que a companhia já é a melhor da América Latina e que o próximo passo é ser a melhor do mundo. Ele lembrou que assumiu o controle da aérea em 10 de dezembro de 2004 com uma frota antiga e 5 mil colaboradores.  “Na época disse que seríamos a melhor do continente em dez anos. Mentimos, porque conseguimos isso com 17 meses de antecedência”, afirmou o executivo ao site Mercado&Eventos.

Efromovich falou ainda sobre a concorrência com a Latam na América Latina. Segundo ele, a “briga” entre as duas empresas é saudável, uma vez que ambas são inteligentes e isso é muito bom para o mercado e para os passageiros.


image001


Além da nova marca, a Avianca apresentou um novo slogan “Excelência Latina”, reforçando a identidade com o continente. Os números da nova Avianca impressionam. A nova marca estará presente em mais de 160 aviões, 14 mil assentos, 100 aeroportos e mais de 20 salas VIP em 25 países, com um total de mais de 5.100 voos semanais e mais de 23 milhões de passageiros transportados por ano. Até o fim da década, a companhia pretende investir até  US$ 5 bilhões na aquisição mais 100 aeronave, incluindo 15 Boeing 787 Dreamliner.


Skaeligrmbillede2013-03-13kl175034_zpse0ddb38c


Avianca Brasil
A Avianca Brasil, que não é parte do Grupo Avianca mas pertence aos mesmos proprietários, deve manter a antiga identidade pelo menos por enquanto. Efromovich afirmou que a companhia brasileira não vai entrar em guerra tarifária e lembrou que a TAM e a GOL estão diminuindo oferta nos últimos meses. “Não queremos share, mas rentabilidade. Em 2012 a Avianca Brasil não perdeu dinheiro e no primeiro trimestre deste ano tivemos lucro”, contou ao Mercado e Eventos.


Avianca


Ele também confirmou a informação que o programa de passageiros Amigo deve ser incorporado ao programa internacional LifeMiles, mas preferiu não dar um prazo para que isso ocorra. “Estamos estudando isso. Não será em um futuro imediato, mas vai acontecer”, garantiu.

Segundo o vice-presidente de Marketing da Avianca Brasil, Tarcísio Gargioni, a adoção da nova imagem pela companhia brasileira é inevitável. “Hoje o grupo inicia um novo processo com a incorporação de uma nova imagem. Mas ainda não está definido um cronograma para aplicação da imagem em outros países ou companhias”, comentou.

A Taca tinha sede na América Central e foi fundada há 82 anos. A fusão entre as companhias ocorreu em 2009, quando a nova empresa passou a chamar-se AviancaTaca.

Festas de Lisboa 2013

Como habitualmente acontece em todos os meses de Junho, mais uma vez em 2013, Lisboa estará em Festa. De 01 a 30 de Junho, portugueses e turistas oriundos de diversos países,  poderão desfrutar das Festas de Lisboa 2013 que estarão recheadas de muitas surpresas.
Festas Lisboa 2013
Dentre as tradições as Marchas Populares são o mote das festas, a música tradicional estará presente em cada recanto desta linda cidade, e as comidas típicas  e o casamento coletivo das conhecidas noivas de Santo António dão o toque mais que especial ao evento.
Festas Lisboa 2013
Para maiores informações sobre as Festas de Lisboa 2013, sugiro uma visita ao site oficial, onde poderá ter acesso a programação do mês de Junho de 2013, bem como informações adicionais acerca de todo o evento: – Festas Lisboa 2013

GOL estuda voar para a África

A GOL informou agora a pouco que está estudando a possibilidade de voar para a Nigéria. Segundo a empresa, os voos seriam realizados em aviões Boeing 737 NG, os mesmos já utilizados nos voos para os Estados Unidos.

Apesar de falar em estudos, a GOL já recebeu autorização da Anac para fazer 3 voos semanais entre os dois países. Os próximos passos são escolher os destinos e horários e solicitar a autorização para esses voos.

Voar de 737 do Brasil para a África não é algo muito interessante, mas é ótimo ver a GOL estudando voar para novos continentes.

Conheça um Portugal Diferente

A Different Portugal, empresa de animação turística que opera em Portugal desde 2011, recebeu pelo segundo ano consecutivo o Certificado de Excelência atribuído pelo Tripadvisor. O Tripadvisor maior site de viagens a nível Mundial, possibilita aos seus utilizadores o planeamento de viagens, proporcionando dicas úteis por quem já viajou nos locais seleccionados.
different-portugal
A Different Portugal, se destaca pela forma como organiza passeios privados regulares e passeios privados personalizados em Portugal. Em 2012, a Different Portugal lançou um conjunto de rotas turísticas, centradas principalmente no Douro.
Douro - Porto - Foto Different  Portugal ©
Douro – Porto – Foto Different Portugal ©
Para 2013 está previsto a criação de novos passeios e rotas, tendo em conta os pedidos específicos e personalizados. Para Filipe Cordeiro (CEO, Different Portugal), a diversificação dos serviços prestados aliados a simpatia, a celeridade na relação com os potenciais clientes e proporcionar à quem visita Portugal, momentos únicos e inesquecíveis, é a chave do sucesso e crescimento marca.
Douro - Porto - Foto Different  Portugal ©
Douro – Porto – Foto Different Portugal ©

GOL vai dobrar número de voos em Campinas para concorrer com a Azul

A GOL vai dobrar o número de voos a partir do Aeroporto de Viracopos em Campinas, principal base de operações da Azul. A companhia enviou solicitação à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para seis novas frequências (cinco para Santos Dumont/RJ e uma para Brasília) para 1° de setembro. Além da competição entre as concorrentes, os novos voos indicam que está sendo bem sucedido o projeto de crescimento do aeroporto, que tem pretensões de se tornar o mais importante do país no futuro. “Com o projeto de expansão do aeroporto de Campinas, identificamos uma oportunidade de crescimento da companhia na região, absorvendo a demanda de cidades como Limeira, Jundiaí, Piracicaba, Itu, Sorocaba, entre outras”, explicou Eduardo Bernardes, diretor comercial da GOL. Segundo ele, a proposta da GOL não é levar passageiros de São Paulo para embarcar em Viracopos, mas disponibilizar a malha da companhia para clientes de Campinas e região. “Para isso, iremos oferecer ônibus partindo de algumas das cidades próximas a Campinas, facilitando a chegada ao aeroporto. Essa iniciativa proporcionará conforto, segurança e praticidade, já que todos os ônibus estarão equipados com wifi, e o cliente poderá, por exemplo, efetuar o seu check in”. A estratégia já é utilizada pela GOL desde seu nascimento, mas com ônibus saindo de vários pontos da capital paulista e cidades próximas. Hoje, clientes da GOL podem embarcar de Campinas para Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Galeão (RJ).

domingo, 26 de maio de 2013

Férias no Panamá

O Panamá situado na América Central, por muito tempo esteve escondido à sombra do seu mais famoso canal. Mas agora foi descoberto que este país é um importante polo turístico, cheio de belezas naturais nos parques nacionais e com uma riquíssima cultura e mistura de etnia e religiões.
Chegando ao país você pode perceber que ao lado dos prédios históricos estão os arranha-céus. Há prédios históricos tombados pela UNESCO, como o Casco Viejo, considerado patrimônio da humanidade.
Um dos pontos turísticos é o Museo del Canal Interoceánico de Panamá. É o melhor museu de toda a Cidade do Panamá e uma parada obrigatória. Aqui você encontra documentos históricos e exibições interativas que contam a história do país desde o período pré-colombiano, até os dias atuais.
Outro museu que você deve visitar é o Museo Antropológico Reina Torres de Araúz, que tem um acervo de mais de 15 mil peças pré-colombianas, além de artefato das tribos. Há ainda o Museo Afroantillano, que presta um tributo aos 30 mil índios que trabalharam na construção do Canal. Já o Museo de Arte Contemporáneo é o único do país e exibe uma vasta coleção de pinturas à óleo e aquarela de artistas do país.
Os Murais do Canal do Panamá são capazes de deixar qualquer um de boca aberta; eles ficam no prédio da Autoridad del Canal de Panamá e impressionam pela cúpula de vidro que tem no lobby, circundada por quatro murais que contam a história dos heróis que lutaram e construíram o canal.
O Mi Pueblito é um vilarejo que você vai ter a impressão de ter voltado ao século 19; aqui há reprodução de toda vida e etnias panamenhas. A Panama Viejo é a região onde tem as ruínas da antiga capital das Américas; são 23 hectares onde você pode explorar um dos maiores sítios arqueológicos, além é claro de você aproveitar para ver o parque que tem pistas de corrida e uma das mais belas vistas panorâmicas do Panamá.
Já o Casco Viejo é um simpático e charmoso bairro da cidade do Panamá. Declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, tem todo o charme da mistura da cultura e arquitetura italiana, espanhola e francesa, além de um belo calçadão a beira-mar.
O clima no Panamá é tropical, quente e úmido, com noites frescas. Somente a área mais baixa, na costa do Pacífico, tem uma estação seca durante boa parte do ano. A temperatura média térmica anual em ambas as costas é de 27 °C e de 10 °C a 19 °C nas montanhas. As chuvas mais intensas caem entre março e setembro.
E para terminar o roteiro, que tal dar uma passada em Calidonia e La Exposición onde você encontra as melhores hospedagens e mais baratas também; um excelente local para boas caminhadas.
 
 

Promoção para Lima e Cusco tem passagens a partir de R$ 359 ida e volta

O fim de semana está realmente muito bom para quem procura passagens internacionais com a TAM! Além das ofertas para Miami, Orlando e Nova York, Europa, Buenos Aires e Santiago, é possível encontrar passagens  para o Peru a partir de R$ 359!  O valor vale tanto para Lima quanto para Cusco. É a chance de conhecer de perto Machu Picchu e os cenários fantásticos que têm encantado os telespectadores da novela Amor à Vida!

Separamos as melhores ofertas saindo do Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. De outras cidades brasileiras, é possível encontrar passagens por R$ 790 ida e volta, o que também é um bom negócio. Para consultar, clique em qualquer um dos links e altere a cidade de saída. Vale lembrar que para visitar as cidades peruanas os brasileiros não precisam de passaporte nem de visto, apenas da carteira de identidade com validade máxima de dez anos.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Alugando um carro para viajar pela Europa


Confira abaixo diversas dicas para se dar muito bem ao alugar carros para sua viagem pela Europa:
  • Procure alugar seu carro ainda no Brasil, pagando em reais e evitando a surpresa de não encontrar o carro desejado na saída do aeroporto. Além disso, é um gasto a menos e sobra mais dinheiro para a viagem. Você chega na balcão da locadora, assina e já é encaminhado para o seu carro, num processo que não demora mais que 20 minutos. Se você for locar na hora, enfrenta filas e poderá ficar horas no atendimento, principalmente na alta temporada. Alugar carro em lojas de aeroportos é normalmente mais caro que alugar em lojas no centro ou bairros.

  • Para quem não tem muita fluência em inglês ou na língua do país que visitará, o ideal é alugar carro diretamente aqui no Brasil. Contratar, resolver algum problema com o carro ou acionar o seguro ficará bem mais fácil através da chamada gratuita diretamente com o Brasil que as grandes operadoras como Hertz e Avis disponibilizam.

  • Para os que vão locar diretamente na Europa e querem facilitar a aprovação, tenha um cartáo de crédito com limite suficiente para o tempo que você for alugar o seu carro. Ou tenha em mãos dinheiro em espécie para cobrir a locação.
  • Para obter tarifas mais vantajosas, alugue por mais tempo. As locadoras oferecem melhores preços para locações de 7 ou mais dias.

  • Atente para descontos maiores na baixa temporada, entre outubro e março.

  • Na alta temporada, procure reservar com boa antecedência, para conseguir a categoria de carro desejado e valores atrativos.

  • Não entre numa fria. Procure dar preferência para as grandes e mais conhecidas locadoras. Para pagamentos ainda no Brasil, opte pela Avis ou Hertz, que cobrem praticamente toda a Europa. Outra que está presente em mais de 160 países da Europa, tem ótimo conceito e também boas tarifas, é a Europcar. Para aluguel de carros na Espanha e Portugal, e somente dentro destes países, pois o seguro não é mais válido quando cruzar a fronteira, consulte a Pepecar. É uma das locadoras que tem as tarifas mais baratas para quem for locar por pouco tempo.

  • Para comparar tarifas, além de consultar diretamente os sites das locadoras, há, também, os sites da Auto Europe (agora com versão em português), Easy Car e Cars for Less, que rastreiam as melhores tarifas de cada locadora. 
     
  • Confira atentamente o contrato de locação e verifique com o atendente o que mais será cobrado. Caso faça a reserva no Brasil, peça que enviem por email o contrato com a descrição completa de todos itens constantes. Normalmente há o seguro pessoal que as operadoras fazem diretamente na retirada do carro e é opcional. Se você nada falar, este seguro será cobrado na devolução do veículo.

  • Confira abaixo os itens relativos à locação de um veículo categoria perua, por 8 dias, na Hertz, em setembro de 2007. O veículo foi reservado e pago diretamente no Brasil, além de taxas e impostos que tiveram de ser pagos no local:

    1. Veículo Wagon Compact, Quilometragem Livre, Seguro completo com isenção de franquia e Taxas: US$ 474,56 (pagos no Brasil, em moeda local, conversão do dia)
    2. Seguro Pessoal (4 pessoas): EUR 58,80 (pagos no local)
    3. Taxa Aeroporto: EUR 32,00 (pagos no local)
    4. GPS: EUR 69,50 (pagos no local)
    5. Taxa Governo: EUR 22,08 (pagos no local)

  • Verifique se há a possibilidade e se seu seguro cobre a circulação entre vários países. Muitos seguros não valem mais quando você sai do país onde locou o automóvel.

  • Esta recomendação é fundamental: faça sempre o seguro completo do seu carro, não o parcial. Seu passeio será muito mais tranquilo e você não terá que desembolsar nenhuma quantia surpresa, somente a franquia mínima. Aqui vale também negociar com a locadora a contratação da isenção da franquia.

  • Opte, preferencialmente, pelas locações com quilometragem livre. quando seu passeio durar mais que 2 dias.

  • Se a sua opção do abastecimento de combustível for a Full to Full, devolva o veículo com o tanque cheio, abastecendo em postos e pagando preços normais pelo combustível. O preço que as locadoras cobram por litro de combustível para quem devolve o veículo com o tanque não cheio chega a ser 50% mais caro que nos postos de combustíveis. Se a opção for a Full/Empty, você já pagará pelo tanque cheio na retirada e não precisará abastecer para devolver. Ou seja, devolva o veículo com o tanque o mais vazio possível, já que a locadora não pagará pelo combustível devolvido, a não ser em casos de locações por curto período de tempo, até 2 ou 3 dias, mas sempre verifique esta regra com cada locadora.

  • Leia as instruções básicas de funcionamento do seu veículo e também o tipo de combustível com o qual deve ser abastecido, já que na Europa você mesmo abastece seu veículo. Para cada tipo de combustível há um bocal diferente que deverá ser perfeitamente encaixado na entrada do tanque de seu carro. É muito comum, principalmente na primeira vez, confundir gasoil com gasolina e fazer piruetas para encaixar a bomba no bocal do combustível.

  • Antes de sair rodando, verifique pneus, latarias e possívels avarias que possam haver no carro. De preferência, registre fotos e, se problema for mais grave, peça para trocar seu veículo.

  • Dimensione o carro para ter uma sobra de espaço aos passageiros e suas bagagens. Para a cidade e pouca mala, um veículo compacto. Para a estrada, um sedã ou perua. Se for viajar em quatro pessoas, por exemplo, invista na categoria perua para cima. Nada pior que viajar com uma mala no meio dos passageiros que viajam atrás.
  • Lembre-se de que você escolherá um grupo de automóvel, e náo o veículo específico, pois a locadora lhe alugará o que estiver disponível. Caso reserve ainda no Brasil e não haja nenhum veículo da sua categoria ao chegar na locadora, ela será obrigada a lhe oferecer um veículo da classe superior à sua.

  • Quanto menor for a categoria do seu carro e menor a isenção de danos causados ao veículo locado, menor o valor de sua locação. Mas esta não é a combinação ideal. Economize na categoria e evite muita dor de cabeça investindo no seguro total e sem franquia de seu veículo.

  • Fique atento que a maioria das locadoras exigem idade mínima de 21 anos do condutor, além de 2 anos de validade da carteira de motorista.

  • Inclua na locação do seu carro um localizador via satélite, o GPS. Você pagará muito pouco por um equipamento que lhe fará economizar muito tempo e combustível.

  • Se for para a Europa no outono ou inverno, economize uma boa grana locando carros sem ar-condicionado, apenas com ar quente, os chamados "Greens Cars".

  • Procure devolver o carro antes ou na data e hora marcadas, para náo pagar uma diária a mais. A cobrança normal é por diária de 24 horas, com cobrança por hora adicional até a sexta hora, quando então é cobrado mais uma diária.

  • Os países que fazem parte do tratado de Shengen não exigem a carteira internacional de motorista. Mas recomendo fazer a carteira, para evitar perder muito tempo caso aconteça algum sinistro ou numa simples conferência policial. A carteira internacional, que pode ser adquirida no Detran, em um Centro de Habilitação de Condutores de sua cidade ou na Touring Internacional, facilita, pois já vem traduzida em diversas línguas estrangeiras.

  • Você poderá locar seu automóvel em uma cidade de devolver noutra, mas antes verifique o quanto será cobrado de tarifa pelo retorno do veículo. Para os que querem economizar, a dica é locar e devolver no mesmo local. A diferença pode chegar a 200 EUR tranquilamente.

  • Se você vai ficar um dia inteiro em uma cidade, circulando bastante, compare o que gastaria de táxi ou com o aluguel de um veículo. Poderá ser muito mais vantajoso sair de carro alugado do aeroporto e circular pela cidade do que andar de táxi. Mas se você for utilizar o transporte público, como trem ou metrô, seguramente será muito mais barato e ecologicamente correto.

  • Veja se há realmente a necessidade de alugar um carro durante a sua viagem. A maioria das cidades européias são muito bem servidas de transporte público e em muitas o melhor é conhecê-las a pé ou de bike. E lembre-se: em Londres, por exemplo. pagar o estacionamento pode sair mais caro que a diária de seu veículo.

  • Há regiões e passeios que combinam muito com carro, como a Rota Romântica na Alemanha, Toscana na Itália, Provença na França, um giro por Portugal, Andaluzia na Espanha, mas procure limitar o deslocamento diário em 300Km. E lembre-se da regra básica: alugar carro não combina com pressa nos passeios.

  • Em caso de multa, normalmente você pagará na hora. Mas quando for enviada para a locadora para cobrança posterior, ela pagará mas cobrará de você. Então, avise-a quando isto acontecer, para evitar cobranças judiciais.

  • Lembre-se de calcular uma média de quanto gastará de pedágios e combustível no trajeto que fará. Um site que pode ajudar nisto é o Via Michelin, que mantém sempre bem atualizada praticamente todas estradas da Europa, além de fornecer o valor médio de combustível de cada país. Outro bom serviço é o Map24, concorrente mais fraco do Michelin.

  • Uma dica infalível: alugue seu veículo com GPS e selecione, no equipamento, a ida por estradas não pedagiadas. Assim você curtirá as estradas internas, além de passar por dentro das cidades. Na volta, para não perder o prazo de devolução do carro, configure o GPS para te guiar pela rota mais rápida, pelas auto-estradas, que certamente terá pedágios.

  • Fique atento caso seu destino seja o Leste Europeu. Muitas locadoras não permitem o cruzamento de fronteiras entre países desta região. Uma exceção é locar um veículo na Alemanha, o que possibilita que você possa trafegar por Praga, Budapeste e outros países do Leste Europeu. E também fique ligado com a obrigatoriedade de portar o selo-pedágio, que pode ser comprado nas fronteiras, em postos de gasolina ou em agências de correios. Este selo é obrigatório na Eslováquia, República Tcheca, Hungria e Áustria, por exemplo, e custa em média 8 Euros por 7 dias, bem abaixo da média de uma multa por não portá-lo no carro, que pode chegar a 120 Euros na Áustria. Verifique bem as leis dos países por onde você vai circular, para saber da necessidade deste selo-pedágio ou de outros itens obrigatórios.
  •  
  • Se a locação do seu veículo for paga com cartão Platinum, você terá direito à cobertura de isenção de responsabilidade em casos de danos ao veículo. Para ter direito a esta cobertura, você deve recusar a opção de Isenção de Responsabilidade em Caso de Danos por Colisão (CDW/LDW) ou cobertura similar oferecida pela locadora no contrato de aluguel do automóvel.
  • Lembre-se de conferir a legislação de trânsito do país por onde você viajará. Um carro alugado em um país estará sempre dentro das normas daquele país. Caso pretenda viajar por outros países, confira as exigências de cada um e solicite na retirada do veículo o que for necessário. Por exemplo: em Portugal a lei exige apenas um triângulo, já na Espanha você poderá ser multado caso seu veículo não possua os 2 triângulos exigidos por lei.

Veja as 20 piores companhias aéreas do mundo

Ficar preso em uma cadeira desconfortável com espaço limitado para as pernas, uma comida terrível e um serviço de bordo ruim... É, uma viagem aérea pode ser uma experiência ruim, especialmente se você está voando em classe econômica. 

Pensando nisso, o site Business Insider listou as piores empresas aéreas, com base nas avaliações do Skytrax, e considerando conforto do assento, entretenimento, limpeza da cabine, eficiência do serviço e qualidade das refeições servidas. Confira quais são elas:

1- Turkmenistan Airlines
Pontuação: 30,8
De acordo com a publicação, a empresa é a pior companhia aérea para se viajar. Apesar de a Turkmenistan Airlines utilizar aeronaves Boeing e pilotos treinados no ocidente, ela apresenta pontuações ruins em relação ao conforto dos bancos e eficiência do serviço de bordo – com demora no atendimento e falta de competência linguística.


2- Sudan Airways
Pontuação: 33,3
A companhia recebeu somente duas estrelas para o conforto dos assentos, e não conseguiu atingir uma pontuação maior em nenhum dos outros itens avaliados. Além disso, a empresa está proibida de voar pela União Europeia e serve apenas destinos dentro do Sudão, na África e no Oriente Médio.
3- Ukraine Internacional AirlinesPontuação: 36,3
A companhia aérea já transportou o Papa João Paulo II, porém, mesmo possuindo um passageiro ilustre em sua lista, a empresa não conseguiu boa pontuação nos itens avaliados.
4- Uzbekistan Airways
Pontuação: 37,5
Desde o seu primeiro voo, em1992, a empresa já teve três acidentes que foram responsáveis pela morte de 54 pessoas. Mas não é só a segurança que preocupa, a companhia recebeu somente uma estrela para entretenimento, acomodações e atendimento aos passageiros.

5- Air KoryoPontuação: 39,2
A companhia estatal recebeu apenas uma estrela na avaliação, pois possui música da marcha revolucionária, alimentos descritos como comestíveis e apenas dois de seus aviões tem permissão para entrar no espaço aéreo da União Europeia.
6- Bulgaria Air
Pontuação: 41,8
A empresa tem duas estrelas para a qualidade dos cobertores e travesseiros, eficiência do serviço e competência linguística.

7- Rossiya Airlines
Pontuação: 42,7
A companhia aérea acabou de renovar sua frota, com aviões da Airbus, Boeings e aeronaves fabricadas na Rússia, após ter sofrido uma queda de 66% na rentabilidade.

8- Iceland Express
Pontuação: 42,8
A companhia possui uma frota de somente dois aviões Airbus A320s e recebeu duas estrelas pelo serviço de refeição, assistência durante o embarque e presença dos comissários de bordo na cabine.

9- Tajik Air
Pontuação: 43,3
A empresa foi classificada com duas estrelas para conforto e interação dos tripulantes com os passageiros. Além disso, de acordo com a Rede de Segurança da Aviação, a empresa já sofreu três acidentes fatais: dois em 1993, que matou mais de 120 pessoas, e um em 1997, que matou 79 passageiros e seis tripulantes.

10- Syrian Air
Pontuação: 44,8
A companhia está operando com menos voos para a União Europeia desde o início da guerra civil na Síria. Além disso, em 2012, um de seus aviões colidiu em pleno ar com um helicóptero militar.

11- Spirit
Pontuação: 45
A empresa classificada com duas estrelas é conhecida por taxas extremamente altas e política de não-reembolso.

12- Pegasus AirlinePontuação: 45,8
Nenhum dos itens classificados recebeu mais do que três estrelas, mas é possível que este cenário se modifique, pois a empresa pretende lançar novas rotas para Atenas e Doha, o que pode melhorar a classificação.

13- TAAG Angola Airlines
Pontuação: 45,8
A companhia é proibida de voar pela União Europeia e anunciou recentemente que pretende aumentar o número de voos para Cuba e Zimbábue.

14- Royal Air Maroc
Pontuação: 46,5
A empresa recebeu somente uma estrela para a presença dos tripulantes durante o voo, mas ainda assim é a principal força motriz para a indústria de turismo do Marrocos.

15- Nepal AirlinesPontuação: 46,7
Entre os pontos fracos estão as refeições e a demora no atendimento dos passageiros, porém a empresa ficou mal vista após o presidente da companhia ser condenado por causa de acusações de corrupção e de algumas cabras serem sacrificadas para apaziguar um deus Hindu após problemas técnicos de uma aeronave.

16- Cubana Airlines
Pontuação: 47,7
A empresa é proibida de voar para os Estados Unidos, por conta do embargo comercial americano contra Cuba, e recebeu duas estrelas pela limpeza da aeronave, presença da tripulação e atendimento aos passageiros.

17- Biman Bangladesh Airlines
Pontuação: 49
A companhia contratou seu primeiro CEO estrangeiro em abril deste ano, o ex-presidente da Britich Airways, Kevin Steele.

18- Merpati Nusantara AirlinesPontuação: 49,2
A empresa é proibida de voar no espaço aéreo europeu, por ser considerada perigosa, e foi classificada com apenas uma estrela para entretenimento e interação com os passageiros.

19- RyanairPontuação: 49,2
A companhia possui assentos não-reclináveis, falta de bolsos no encosto dos bancos, além de ter planos de diminuir o número de banheiros de três para um.
20- Sky Express
Pontuação: 50
A empresa teve uma classificação ruim nos quesitos entretenimento, limpeza e atendimento aos passageiros.
 Fonte: Site yahoo.com.br

Os Hotéis Mágicos no Chile

Hospedar-se num hotel mágico e diferente é o sonho de qualquer turista, e com certeza no quesito magia o Hotel Magic Mountain, não decepciona. Situado dentro da Reserva Biológica Huilo Huilo (Chile), o Magic Mountain, realmente é algo que suscita o espírito de uma floresta mágica.


A arquitetura única em forma de cone, ou mais exatamente de montanha, conjugada com uma lenda sobre uma montanha mágica que realiza desejos, deu a origem do nome Hotel Magic Mountain. O grande diferencial deste hotel é sua estrutura externa coberta por pedras, plantas e uma cascata do pináculo do telhado, que faz jorrar água abundantemente. Para quem adora o barulho de chuva ou água a jorrar este é o local ideal para relaxar.
Hotel Magic Mountain
O Hotel Magic Mountain oferece aos hóspedes a possibilidade de usufruir de excelentes acomodações dentre as quais a sala de jogos para crianças, o Mini golfe, a Sala de leitura, o Restaurante, o bar, a Lavandaria e a Sauna.
Nothofagus Hotel e Spa
A Reserva Biológica Huilo Huilo contra ainda com outro Hotel exótico que é o Nothofagus Hotel e Spa, também com uma arquitetura original totalmente em madeira, com 55 quartos, distribuídos por 7 andares, dos quais algumas vistas espetaculares para dar-lhe uma experiência inesquecível.
Dentro da Reserva Biológica Huilo Huilo o turista tem inúmeras possibilidades de realizar passeios turísticos ligados a natureza! Para reservas e conhecer mais sobre o local sugiro uma visita ao site oficial:
- Reserva Biológica Huilo Huilo

Arrumar as Malas para Intercâmbio – 15 dicas para ganhar espaço

mala_cheia

Especialista ensina o que colocar em cada camada e como dobrar peças.Truques facilitam a tarefa de encontrar as coisas quando chegar ao destino.

Como Arrumar as Malas para Intercâmbio – 15 dicas para ganhar espaço
Quem é que nunca perdeu a cabeça na hora de arrumar as malas para fazer aquela viagem? O que muitos não sabem é que basta seguir pequenos passos simples para economizar espaço e manter as roupas sem amassados, facilitando em muito a sua vida!

Encontramos 15 Dicas da organizadora profissional Vera Corradi, para te ajudar a preparar uma mala funcional em todas as suas viagens:

1) Faça uma lista com tudo o que pretende levar. Demora apenas alguns minutos e é a melhor forma de não esquecer nada. Para escolher as peças, leve em conta a duração da viagem, o clima no destino e o tipo de programação que deve ocorrer. Se for viajar de navio ou ficar em um resort, procure se informar sobre os eventos que estão programados e os trajes sugeridos. Escolha peças versáteis, que combinem entre si. As melhores são roupas de cores básicas, que não amassem.

2) Melhor do que levar uma frasqueira enorme com tudo dentro é ter saquinhos ou pequenas nécessaires separadas para produtos de diferentes categorias (por exemplo, remédios, itens de maquiagem, produtos de higiene e bijuterias). Isso mantém a mala organizada e facilita encontrar as coisas quando chegar ao destino.


3) Coloque na mala as roupas sempre esticadas. Quanto menos dobras, mais espaço livre (e menos chance de a peça chegar amassada). Evite fazer rolinhos, pois eles ocupam mais espaço e deixam as peças amarrotadas.

4) Roupas mais longas e pesadas, como jaquetas e calças, devem ficar no fundo da mala. Deixe as pernas das calças para fora, alternando uma para cada lado, e vá preenchendo esse meio com roupas mais leves: vestidos, camisas, camisetas. Quando terminar de colocar todas as peças, dobre as pernas das calças por cima de tudo, para arrematar. Assim elas não vão ficar com dobras.

5) Procure dobrar as blusas abaixo da cintura. Assim, há mais chance de que a marca da dobra fique para dentro da calça ou da saia, sem aparecer.

6) Camisas e outras roupas de botão devem estar sempre abotoadas, para que amarrotem menos. No caso das camisas sociais, alterne as posições das golas: coloque uma para um lado, outra para o outro e assim por diante.

7) Roupas delicadas ou bordadas, como as de seda, de pele ou de paetês, devem ser colocadas do avesso, para que não estraguem. Jaquetas também podem ser viradas do avesso, com uma manga dentro da outra, para economizar espaço.

8) Coloque as roupas íntimas em um saco, da forma mais aberta possível, sem “socá-las”. Assim o saco fica mais chato e cabe melhor na mala. Para sutiãs e biquínis com bojo, gire uma das partes e encaixe, formando uma peça única, para não amassar.

9) Vá encaixando os sacos com bijuterias, roupas íntimas e outros acessórios nos espaços vazios que ficam entre as roupas.

10) Evite colocar sapatos e roupas íntimas em sacos plásticos. Os ideais são os de tecido, TNT (tecido não-tecido) ou tule, que permitem que as peças “respirem”.

11) Os sapatos podem ser dispostos nas laterais da mala, formando uma espécie de “cerco” que ajuda a manter as roupas no lugar. No caso de tênis esportivos e outros sapatos maiores, colocar cada pé em um saco diferente ajuda a encaixá-los. Os sapatos também podem ser dispostos na divisória disponível na parte superior de muitas malas.

12) Meias podem ir dentro dos sapatos e meias-calças dentro das botas, para economizar espaço.

13) Hidratante, xampu, desodorante e outros produtos que podem vazar devem ser colocados em sacos plásticos dentro da nécessaire. Saquinhos de cozinha usados para vedar alimentos (com fecho dentado) são ótimos para isso.

14) Se quiser economizar espaço, leve xampu, hidratante e outros produtos em frascos pequenos de plástico, próprios para viagem.

15) Leve um saco de pano ou TNT para ir colocando a roupa suja durante a viagem. Coloque as peças dobradas, para que esse saco não fique muito grande e não ocupe tanto espaço na mala de volta.
Agora que você tem todas essas dicas em mãos é só arrumar as malas e curtir a sua viagem. Suas roupas estarão protegidas, intactas e prontinhas para serem usadas! Boa viagem.

Cidade Dubai

Dubai é um dos sete Emirados Árabes Unidos, a cidade de Dubai é conhecida mundialmente por ser extremamente moderna, e com enormes edificios, largas avenidas, e complexos de hotelaria cinematográficos . A economia do Dubai se baseia principalmente nos recursos provenientes da Zona Franca de Jebel Ali. Onde está localizado o porto do Dubai , e onde empresas multinacionais que gozam de isenções comerciais e fiscais.
Dubai Marine - Foto de David Pin © - Wikipédia
Atualmente Dubai é servida pelo Aeroporto Internacional de Dubai. A cidade esta construindo um novo aeroporto, o Aeroporto Internacional Al Maktoum (JXB), planejado para ser o maior do mundo com capacidade para 120 milhões de passageiros por ano. Uma curiosidade de Dubai: Atualmente colocaram a disposição táxis de cor rosa e com motoristas mulheres para servirem somente ao transporte de mulheres e famílias.
Hospedar-se em Dubai não é nada barato, com hoteis de alto luxo onde grandes marajás do petróleo e milionários árabes se hospedam, prepara-se para gastar…muitooo!
Dubai Skyline- Foto de Ranjit Laxman © - Wikipédia
As joalherias no Dubai são deslumbrantes, em suas vitrines é possível ver jóias que pesam centenas de gramas de ouro. O verdadeiro paraiso para qualquer mulher, e o pesadelo para qualquer homem.
O Dubai atualmente tem diversos complexos arquitetonicos a venda, um deles é o The World, um arquipelago artificial com ‘ilhas’ a venda, onde algumas celebridades já têm suas ilhas particulares. Um dos hoteis mais famosos de Dubai é o Madinat Jumeirah, um completo hoteleiro deslumbrante, composto 100 estabelecimentos comerciais entre boutiques, joalherias, restaurantes, etc.

Dicas para reduzir o desconforto em viagens de avião

viagem de avião

- Dicas para reduzir o desconforto em viagens de avião -
Viajar de avião é seguro e ágil, porém, para muitas pessoas pode ser algo um pouco desconfortável! O espaço entre as poltronas é uma das principais causas de reclamações, mas, existem diversas outras queixas que andam rondando por ai, como por exemplo, o inchaço nas pernas, barriga estufada, pressão no ouvido, ressecamento dos olhos e da pele. Nada que tenhamos que nos preocupar! Incômodos como esses são comuns durante viagens de avião, principalmente nas de longa duração, mas podem ser evitados ou, ao menos, reduzidos.

Nós do InDica, tomamos emprestadas algumas dicas e sugestões da presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial, Vânia Melhado, e da “Cartilha de Medicina Aeroespacial”, do Conselho Federal de Medicina, publicadas no G1 Viagens. Vamos as dicas:

1- Alimentação
Os cuidados devem começar antes do voo. A partir do dia anterior ao embarque, evite bebidas gasosas, comidas ricas em fibras e que fermentem (como feijão, repolho e pepino), pois isso vai piorar a sensação de inchaço na barriga, comum entre os passageiros.

Evite, também, bebidas alcoólicas, pois o álcool diminui a capacidade de as células cerebrais utilizarem o oxigênio –que está diminuído a bordo da aeronave.

As mesmas recomendações alimentares valem durante o voo. Evite os alimentos acima e prefira comer massas e beber água e sucos de frutas.

Para manter a hidratação, recomenda-se beber um copo de água ou suco a cada duas horas de voo.

2) Enjoos
Quem costuma ter enjoos durante a viagem deve tentar se sentar em uma poltrona na janela, preferencialmente perto da asa.
 Também vale evitar a ingestão excessiva de líquidos, comida gordurosa, condimentos e refrigerantes.

3) Inchaço nas pernas
É um dos sintomas mais comuns durante o voo, e surge devido ao grande tempo sentado. É possível evitar o problema mesmo sem sair da poltrona: movimente a batata da perna e faça exercícios de rotação com os pés.

Quem costuma sentir mais desconforto pode também usar meias elásticas em viagens acima de quatro horas, o que reduz bastante o problema.

4) Alergia
Pessoas com rinite ou outro tipo de alergia devem levar soro ou hidratante para o nariz, além de medicamentos específicos, caso estejam usando.

Antes do pouso, vale usar descongestionante nasal para evitar a dor causada pelo aumento da pressão no interior da orelha média.

Quem estiver em fase de crise deve conversar com o médico para obter orientações antes de viajar.

5) Olhos e pele
Leve na bagagem de mão um hidratante e passe nas mãos, no rosto e em outros áreas do corpo que fiquem ressecadas.

O ideal é viajar sem lentes de contato, para evitar um ressecamento ainda maior do que ocorre normalmente com os olhos durante o voo. Se o passageiro estiver de lente durante a viagem, deve levar uma solução para umedecê-la durante o voo.

6) Incômodo no ouvido
Na hora do pouso, ocorre um aumento da pressão na região da orelha média, e é por isso que se sente uma sensação de semi-surdez no ouvido. Mascar chicletes ou apertar o nariz e depois soprar são dois truques para reduzir essa sensação.

No caso de bebês ou crianças muito pequenas, dê mamadeira ou chupeta um pouco antes do pouso. Isso também ajuda a reduzir essa pressão.

7) Remédios
Não se esqueça de levar na bagagem de mão medicamentos de uso contínuo.
Tomar remédios para dormir não é recomendado e pode ser perigoso. Se houver qualquer intercorrência e for necessário desembarcar rapidamente, o passageiro ficará prejudicado.

8) Doenças pré-existentes
Pessoas com doença cardíaca ou pulmonar crônica, mesmo que estiverem com o problema controlado, devem consultar o médico antes de viajar, para ver se é necessário fazer algum ajuste no tratamento.

9) “Jet lag”
A diferença de fuso-horário pode causar, ao chegar ao destino, cansaço, dificuldade para dormir, irritabilidade e incompatibilidade entre a fome e os horários das refeições. Segundo um cálculo básico, para cada hora de fuso-horário a mais ou a menos, é necessário um dia para se adaptar.

Se sua viagem for durar poucos dias, o ideal é começar essa adaptação quatro ou cinco dias antes de embarcar. A recomendação dos médicos é tentar se aproximar o máximo possível do horário do destino. Se a diferença for de duas horas a mais, por exemplo, tente dormir e comer duas horas mais tarde do que está habituado. Se não for possível seguir exatamente o fuso, aproximar-se mais dele já ajuda.

Férias na Venezuela

A Venezuela é um belo país da América do Sul, onde você pode se perder pelas planícies, ilhas do Caribe, nos vales dos Andes, no barulho da selva e do Rio Orinoco. Um belo local para ser explorado. O local mais conhecido da Venezuela fica fora do continente. É o Parque Nacional Arquipélago Los Roques; um conjunto de 48 ilhas que decoram o belo mar do Caribe.
O barulho suave do mar e a sinfonia das gaivotas escondem os tesouros submersos que são os corais e as conchas que certamente fisgam e encantam qualquer pessoa. O povo venezuelano é totalmente receptivo e sabem como ninguém dar as boas-vindas. Você vai se sentir em casa na Venezuela.
O artesanato popular é o grande chamariz na hora das compras. Os principais produtos de todas as regiões são encontrados nos mercados e cetros turísticos A grande variedade do artesanato é devido às diferentes tribos indígenas; cada uma produz um produto diferente. O mais interessante deles é feito pelos índios Guajiro e os que vivem na zona do Amazonas.
O Mercado das Pulgas em Caracas fica na Universidade Central é e o melhor local para se encontrar de tudo. Já o Mercado Chinês, na Av. Glória é um pequeno mercado, mas lá você pode degustar a verdadeira comida chinesa sem falar nos artigos de todos os tipos; é como se você estivesse naquele país.
Na Venezuela as únicas palavras que você nunca ouvirá são tédio e aborrecimento. O país oferece tantas opções para o corpo e a mente que você não vai conseguir de jeito algum ficar parado. Para os amantes do ecoturismo o país é o paraíso: são caminhadas, trekkings e mais de 400 Parques Nacionais com diversas opções de aventura; todos os equipamentos e guias estarão a sua disposição. Já se você prefere a noite, o local ideal para ir é Caracas e Ilha Margarita; esses locais são onde você encontra a melhor vida noturna.
Em Caracas a noite é fantástica, com festas de terça a domingo. São cafés, restaurantes, boates, teatros, tudo o que você imaginar para fazer a sua vida ferver. Vale a pena ver o Parque Nacional el Ávila, com suas belas trilhas; o Museo Sacro de Caracas com entrada de graça e a Iglesia de San Francisco e seus diversos altares.
Ciudad Bolívar - Venezuela
                                      Ciudad Bolívar - Venezuela

As Ilhas de Margarita são as mais famosas da Venezuela e ficam no mar do Caribe. Margarita é conhecida mundialmente pela excelente qualidade das suas praias; elas agradam o gosto de qualquer um – com ou sem ondas, mais quentes, com ou sem ventos. A visita ao parque nacional Laguna de La Restinga é obrigatória se você for para a ilha; lá você comerá o melhor peixe com mariscos frescos da sua vida.

Com uma paisagem assim e com tantas opções, a Venezuela juntamente com seu povo hospitaleiro deve estar no roteiro de viagem de qualquer pessoa.

Simpatias para quem sempre Viajar

Este post é deveras inusitado, já que eu não supunha que muitas pessoas ainda nos dias de hoje fazem simpatias para alcançar muitas coisas na vida e até mesmo para situações simples como uma viagem; por isso, atendendo a pedidos de alguns leitores hoje vamos falar sobre simpatias para viagens. Muita gente não acredita nisso e diz que as simpatias não passam de crendices populares, entretanto o certo é que elas vêm sendo transmitidas através de gerações e muitos garantem que dá certo.
Muitas pessoas por diversas razões têm medo de viajar e por isso sentem-se aflitas nos dias que antecedem uma viagem ou um passeio mais longo, e muitas destas pessoas buscam algo que possa lhes transmitir mais confiança de que tudo dará certo; daí nasce a procura pelas simpatias tão famosas na época dos nossos avós.
Descobri simpatias para as mais diversas situações, entretanto simpatias para viagens existem poucas, ou senão, as que existem são tão mirabolantes que é praticamente impossível realiza-las dada a quantidade de ingredientes raros que necessitam.
Abaixo listei as mais fáceis e as mais simples de se fazer, no mais o que eu posso lhes dizer é que fé em que tudo dará certo, pensamentos positivos,  calma e serenidade valem mais do que qualquer coisa em nossa vida!

Veja abaixo as simpatias para viagens:

Livrar dos acidentes em viagens: Leve dentro da bolsa uma pequena pedrinha de âmbar para estar protegido de acidentes durante a viagem.
Para ter sorte na viagem:
Limpe o interior de sua mala com um pano molhado em água salgada, ou seja, ponha numa bacia água com sal grosso e molhe alí um pano branco e passe por dentro de toda a mala de viagem, a seguir queime o pano.
Para fazer uma viagem segura:
Antes de viajar escreva num papel branco e sem linhas: “Meu Deus, meu Guia, meu Senhor, abençoe-me nesta viagem e me traga de volta à minha família, são e salvo. Amém!” Repita a oração e reze uma Ave Maria e um Pai Nosso. Depois, guarde esta oração em sua carteira, perto dos documentos.
Para evitar ter enjôos durante a viagem: Colocar uma tira de esparadrapo sobre o umbigo, e deixar esta tira por 3 dias e 3 noites sobre o umbigo, só então retira-la.
Para proteção nas viagens em transportes aéreos e rodoviários: Ore o Salmo 138, copie em um papel branco e leve sem sua carteira.
Para ser protegido durante a viagem:
Leve com você um saquinho com um pouco de verbena e alecrim. Isso protegerá você durante o tempo que estiver viajando.
Para ter uma viagem tranquila:
Um dia antes de viajar vá até uma igreja ore uma Ave Maria e um Pai Nosso pedindo proteção e acenda uma vela de 7 dias branca em intenção ao seu anjo da guarda; quando voltar de viagem, volte a igreja e faça a mesma coisa em agradecimento.
Boa sorte e boa viagem a todos!

Frio e Belezas Naturais das serras Gauchas

Serras Gaúchas um ponto turístico muito famoso localizado ao  sul do Brasil. É uma das regiões mais belas do país e aqui você pode observar as paisagens de tirar o fôlego e se deliciar com a fartura da culinária. Tudo isso gastando pouco e com muita segurança. As Serras Gaúchas têm como principais cidades do sul do Brasil: Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Garibaldi. 
Gramado - Foto de Jrbresolin - Wikipédia
Mas antes de chegar até as famosas Serras Gaúchas você precisa passar por Novo Hamburgo, a capital dos calçados. Prepare-se para boas compras e excelentes preços.
A cidade mais importante deste trajeto é Gramado. O local ideal para quem busca tranquilidade e ótimas paisagens como as águas do Lago Negro, as fabulosas hortênsias espalhadas pelos canteiros das ruas e jardins, como no Parque Knorr, um dos mais frequentados. Aqui ainda você tem a oportunidade de contemplar a bela vista de uma das enormes pedras que servem como mirantes.
E não saia da cidade sem provar alguns dos melhores chocolates caseiros, muito menos sem se deliciar com o mais tradicional café colonial que a cidade oferece.
Colado em Gramado está Canela. Toda cercada por flores e artesanatos. Aqui você encontra a Cascata do Caracol, a Catedral de Pedra e o Vale do Quilombo. Já no planalto gaúcho e praticamente do outro lado da rodovia, você encontra a terra dos melhores vinhos: Caxias do Sul. Aqui se realiza anualmente a Festa da Uva que reúne mais de 1 milhão de turistas. As melhores adegas da Serra Gaúcha estão aqui, sendo que as mais famosas são Chateau Lacave, Riograndense e Picolli.
Saindo de Caxias do Sul você chegará a Bento Gonçalves; outra cidade famosa pelo seu vinho. As grandes atrações daqui são as cantinas e os vinhos experimentais. Saia do regime e prove tudo o que puder; uma festa de novidades para o seu paladar.
Em Garibaldi você terá o champanhe da melhor qualidade, além de uma estação de esqui com uma pista de 550 metros. E não se engane se viajando pela Serra Gaucha você se sentir na Europa; é como se fosse um cantinho europeu no Brasil. E não se preocupe com o idioma também; se fala muito português, mas também você pode encontrar moradores falando alemão e inglês.
No inverno as cidades têm mais movimentação, mas você pode conhecer as Serras em qualquer época do ano. Para quem gosta de flores a dica é vir de novembro até o final de março. Em agosto acontece o famoso festival de cinema de Gramado. Prepare-se pois lá faz muito frio, portanto é o local ideal para uma viagem romântica onde você poderá curtir o frio e as belezas naturais!

Hotel Giraffe Manor em Nairobi

O Hotel Giraffe Manor em Nairobi, é o local ideal para quem adora estar perto da natureza e dos animais,  e está em busca de alguns dias de férias para lá de diferentes e exóticos. O grande diferencial do Hotel Giraffe Manor, é podermos tomar o pequeno almoço com uma girafa bem pertinho de nós.


O edifício foi construído por Sir David Duncan, na década de 1930, e desde 1974, aquando Jock e Betty Leslie-Melville adquiriram a propriedade, tiveram como ambição ao longo da vida a preservação das girafas Rothschild, espécie em extinção. O Fundo Africano de Endangered Wildlife (criado pelo Leslie-Melville) continua a proteger a girafa Rothschild e outras espécies em extinção.
Hotel Giraffe Manor em Nairobi
Hotel Giraffe Manor em Nairobi – Foto Site Oficial ©
O Hotel Giraffe Manor, fica a 40 minutos de carro do aeroporto Jomo Kenyatta, e a 20 minutos de carro do Aeroporto de Wilson, o local é um santuário de 140 hectares, com alguns casais de girafas que pela manhã fazem uma visitinha muito simpática aos hóspedes.


O hotel proporciona pacotes de hospedagem de 3, 5, 7 ou 10 noites, e em cada um deles estão inseridos programas de atividades, safaris e passeios diferenciados pela região; onde os hóspedes poderão ver não só girafas, mas muitas espécies como javalis, e diversas aves exóticas.
Hotel Giraffe Manor em Nairobi
Hotel Giraffe Manor em Nairobi – Fotos site Oficial ©
O Hotel Giraffe Manor é um hotel boutique luxo e tem todas as comodidades que um hotel deste nível deve ter, quartos confortáveis, sala de refeições bélissimas e uma paisagem de perder o fôlego! 
Gostaram? Que tal conhecer o site oficial?

TAM vende passagens para Lima e Cusco por apenas R$356 ida+volta

A TAM está vendendo passagens saindo do Rio de Janeiro e tendo como destino Lima  ou Cusco por apenas R$356 ida+volta! Será que isso é empolgação com a novela Amor à Vida que começa hoje e se passa em Machu Picchu? Isso não importa, o fato é que você tem uma ótima oportunidade de conhecer Machu Picchu, Cusco e Lima.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Entre as dúvidas que aparecem na hora da primeira viagem de avião – ou mesmo entre passageiros mais experientes – se refere ao que se pode ou não levar na bagagem.

1. O que é bagagem despachada?

São as malas maiores, que vão no bagageiro do avião. Elas são entregues na hora que você faz o check-in no aeroporto de embarque e são devolvidas ao passageiro na chegada. Quando o passageiro despacha a mala, ele recebe um comprovante, que deve ser guardado para conferência ou no caso da mala se extraviar (não chegar no destino). Chegando ao aeroporto de destino, o passageiro deve ir à esteira de seu voo e aguardar sua mala. Quando ela chegar, confira a etiqueta com o seu nome, pois pode haver malas iguais à sua. Adesivos, plásticos ou etiquetas de viagem com seu nome e telefone são boas formas de evitar a troca de malas.

2. Em voos com conexão, onde pego a bagagem despachada?

Esta é uma dúvida muito comum e não há uma regra fixa. Na hora do check-in, a companhia aérea informa ao passageiro onde ele irá retirar a mala. Normalmente é no aeroporto do destino final, mas há casos em que se retira na conexão para se despachar novamente. Por exemplo: um voo de Porto Alegre a Madri com conexão em São Paulo. O passageiro vai despachar a mala em Porto Alegre e a empresa vai informar se será necessário retirar a mala em São Paulo ou apenas em Madri. No voo de volta, o mesmo ocorre em Madri. Vale destacar que nos voos com chegada ao Brasil geralmente o passageiro retira a mala no primeiro aeroporto, por conta da fiscalização alfandegária – no nosso exemplo seria em São Paulo – e despacha novamente.

3. Qual o limite de peso e malas que posso despachar?
Essa informação estará em sua reserva ou no site da companhia. Se não encontrar, você pode ligar para a empresa para questionar. De uma forma geral:

Voos nacionais  – Nas aeronaves com mais de 31 assentos, cada passageiro (adulto ou criança) tem direito a 23 Kg de bagagem(franquia de bagagem) de acordo com a legislação brasileira. Pode-se despachar mais de um volume (mala, mochila, pacote, etc.) , desde que o peso total não exceda esse limite. Caso o peso ultrapasse a franquia, o transporte de sua bagagem ficará sujeito à aprovação da empresa e a cobrança de taxa por excesso de peso. Artigos esportivos em geral (prancha de surfe, bicicleta, etc), instrumentos musicais e outros tipos de bagagem especial deverão ser incluídos na franquia.

Voos internacionais - Dependendo do país de destino, a franquia de bagagem pode ser de dois tipos: peça ou peso. Na franquia por peça, cada passageiro terá direito a transportar duas bagagens, de até 32 kg cada. Para saber as dimensões permitidas para o transporte de sua bagagem e, também, sobre bagagens de crianças de colo, consulte a empresa aérea.

Na franquia por peso, cada passageiro terá direito a  transportar bagagens que não excedam, no total:

• 40 kg na primeira classe.
• 30 kg em classe intermediária.
• 20 kg em classe econômica.
• 10 kg para crianças de colo, que não estejam ocupando assento.

Esteja atento para não passar os limites, pois isso acarreta o pagamento de taxas. Além disso, não se esqueça que em voos domésticos – no Brasil ou no exterior, a quantidade é sempre menor – lembre-se disso quando planejar deslocamentos na Europa ou Estados Unidos, por exemplo. A regulamentação brasileira vale para voos que saem do Brasil ou que foram comprados aqui (ida e volta). Para os voos que saem de outros países, aplicam-se as normas do local de origem da viagem.

4. Qual a franquia quando vários voos e conexões?

Quando a viagem internacional inclui um trecho (voo) doméstico, a regra é a seguinte:

• Quando as passagens aéreas, tanto para o voo nacional quanto para o voo internacional forem conjugadas, ou seja, quando houver apenas um contrato de transporte (mesmo se forem de
empresas diferentes), o passageiro terá direito à franquia de bagagem do destino internacional;

• Quando as passagens não forem conjugadas, ou seja, quando houver contratos de transporte distintos, o passageiro terá direito à franquia de bagagem nacional no trecho nacional e à franquia de
bagagem internacional no trecho internacional.

5. O que é bagagem de mão?

Além da bagagem despachada, o passageiro tem direito a levar consigo uma bolsa, mala ou mochila com pertences pessoais e itens de valor, como dinheiro, aparelhos eletrônicos, remédios, etc. É a chamada bagagem de mão. Na hora do check-in, essa bagagem pode ser pesada ou medida pela companhia, conforme os limites estabelecidos pela lei. Depois, no momento do embarque e na chegada a outros países, ela passa por raio-X e pode ser inspecionada pela polícia. A bagagem de mão deve ser acomodada no compartimento de bagagem (acima da poltrona do avião) ou sob o assento. Vale destacar: dinheiro, documentos, aparelhos eletrônicos, jóias e demais itens de valor jamais devem ser despachados, mas sempre levados na mala de mão.

6. Qual o tamanho da bagagem de mão permitido? 

Os limites da bagagem de mão são definidos por critérios de segurança para atender ao peso máximo de decolagem do avião e ações preventivas de segurança a bordo. Em voos domésticos, a bagagem não pode ser maior que 115 cm (considerando altura + comprimento + largura) e o peso máximo é de 5 kg. Caso exceda essa especificação, a companhia aérea poderá exigir que a bagagem não viaje com você e seja despachada. Muitas vezes há uma guia de metal no aeroporto, para a medida da mala. Os voos internacionais dependem da companhia, mas geralmente a restrição de volume é a mesma, mas o peso varia.

  Bagagem de avião
Bagagem de avião
7. O que posso levar como bagagem de mão?

Segundo a Anac, você pode levar

1) Uma bolsa de mão, maleta ou equipamento que possa ser acomodado embaixo do assento do passageiro ou no compartimento próprio da aeronave na cabine;

2) Um casaco, sobretudo, manta ou cobertor;

3) Um guarda-chuva ou bengala (não pontiagudos);

4) Máquina fotográfica, laptop ou binóculos;

5) Material de leitura para viagem;

6) Alimentação infantil para consumo durante a viagem;

7) Muletas ou aparelhos ortopédicos utilizados pelo passageiro.

8) Instrumentos musicais (desde que os mesmos possam passar pelos equipamentos de Raio – X nos postos de segurança);

9) Um carrinho de bebê dobrável, uma cesta ou um bebê conforto.

8. Posso levar líquidos, remédios e aerossóis em voos nacionais?

Sim, a restrição a eles vale somente para voos internacionais. Por motivo de segurança não podem ser levados arma (ou réplica) de qualquer tipo; objetos pontiagudos, cortantes ou de ponta arredondada que possam ser usados para causar ferimentos (alicates de unha, por exemplo); substâncias explosivas ou inflamáveis, químicas ou tóxicas que possam colocar em risco a integridade física de pessoas ou a segurança do avião. Essa é a norma brasileira, em voos internacionais outros itens são proibidos na sua bagagem. Leia as normas vigentes do país de destino ou consulte a empresa aérea antes do embarque.

9. O que não posso levar em voos internacionais?

Além dos itens citados acima, existe restrições para levar líquidos de toda natureza na mala de mão, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares. Eles só podem ser conduzidos da seguinte forma:

• Em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, com capacidade máxima de 1 litro, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm;

• Líquidos em frascos acima de 100 ml não podem ser transportados, mesmo se o frasco não estiver cheio. Atenção! A fiscalização costuma ser rígida e você poderá perder o frasco.

• Os frascos devem ser adequadamente acondicionados (com folga) dentro da embalagem plástica transparente, completamente vedada;

• A embalagem plástica deve ser apresentada na inspeção de embarque de passageiros, sendo permitida somente uma embalagem plástica por passageiro.

Essas restrições se aplicam também ao passageiro que apesar de realizar um voo nacional, tenha seu embarque realizado em área destinada a embarque internacional Lembre-se: em caso de conexão em outros países, a empresa aérea deverá informar o passageiro sobre a  possibilidade de retenção ou não da embalagem.

10. Posso levar meu animal de estimação no avião?

O transporte de animais domésticos (cães e gatos) na cabine de passageiros fica a critério da empresa. Caso seja aceito, o transporte deverá ser feito em compartimento apropriado, sem causar desconforto aos
passageiros e ao animal. Consulte a empresa aérea com antecedência. Além  disso, é preciso apresentar atestado de sanidade do animal, fornecido pela Secretaria de Agricultura Estadual, Posto do
Departamento de Defesa Animal ou por médico veterinário. O transporte também pode ser feito no compartimento destinado a carga e bagagem (sim, tem que despachar o bichinho!). Como o peso do animal não poderá ser incluído na franquia de bagagem do passageiro, será cobrado um valor adicional.
Dicas importantes

  • Identifique sua bagagem para facilitar sua visualização na esteira da sala de desembarque. Adesivos, plásticos e etiquetas ajudam
  • Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça.
  • Evite despachar bagagens com objetos de valor, como: joias, dinheiro e eletrônicos (celulares, notebooks, filmadoras, etc). Se houver necessidade de despachar, declare o valor dos bens transportados ainda no check-in. Para isso, peça o formulário à empresa aérea, que se responsabilizará pelos bens declarados mediante taxa a ser cobrada no ato de confirmação dos bens. Consulte os valores com a companhia aérea.
 Se tiver mais dúvidas sobre sua bagagem,você pode entrar em contato com a Anac por meio do site www.anac.gov.br ou da central de atendimento 0800 725 4445 (atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana).

Links úteis:
Panfleto sobre bagagens da Anac
Guia do Passageiro Anac
Resolução da Anac sobre bagagens
Guia do Ministério do Turismo
Guia do Passageiro Infraero

Páginas sobre bagagem nas companhias aéreas:
Avianca
Azul
GOL
Passaredo
TAM
Trip
Webjet

Intercontinental Thalasso Spa em Bora-Bora

Quem adora mar e praia quase sempre sonha em conhecer Bora-Bora e se for num hotel deslumbrante,  o sonho toma novas proporções. Sonhando com Bora-Bora eis que descubro o hotel 5 estrelas ‘Intercontinental Thalasso Spa‘, um local paradisiaco e para deixar qualquer turista nas nuvens.
 
Situado em em Motu Piti Aau(Tahiti) em plena Polinésia Francesa, é um dos hotéis mais luxuosos de Bora-Bora e famoso por suas soluções tecnológicas que visam preservar o meio ambiente local, como por exemplo seu exclusivo sistema de ar condicionado que utiliza água do mar. O hotel se encontra em uma pequena ilha por isso para chegar até ele é necessário agendar um traslado de barco; como sempre eu sugiro a utilização de uma agência de viagens que tenha experiência anterior em pacotes turísticos para aquela região,  assim evita-se transtornos desnecessários e surpresas inconcebíveis.
 
O Intercontinental Bora Bora Resort & Thalasso Spa dispõe de cerca de 80 bangalôs (ou também conhecido como chalés ou vilas) sobre as águas do mar, a paisagem é variada, por isso antes da reserva certifique-se de que você terá a vista que espera ou sonha. O hotel vale quanto custa, não só pelas belezas naturais que o rodeia, mas essencialmente pelo luxo e conforto que proporciona ao hóspede; citamos como exemplo o banheiro duplo, com acomodações e ambientes privados para homem e mulher.
 
Se você pensa em praticar desporto na região contará com snorkel, mergulho profissional, quadra de tênis, jetski, caiaque, etc. O turista também pode contar com uma infidade de boutiques que vendem jóias, roupas, artesanatos, decoração, revistas, jornais, produtos de beleza, etc. Agora a parte mais desejada por todos é o spa, que conta com mais de 1.000 metros quadrados e que  oferece todos os tipos de tratamentos de beleza, hidroterapia e muitos outros. Um luxo imperdível. As diárias variam a partir de 1.000 U$ por dia.
 
Imagens: Divulgação Thalasso Spa

Férias na Amazonia

A cidade de Manaus no norte do Brasil (capital do Amazonas) é a porta de entrada para aqueles que querem descobrir a beleza da Amazônia. Os turistas procuram a Amazônia justamente para desvendar os encantos locais como os animais, as plantas, águas e as tribos indígenas; porém Manaus não é só natureza.  Só a cidade em si já é uma visão particular do passeio, já que parece ter sido cuidadosamente esculpida no meio de tanta área verde. Repare também a forte influência européia proveniente dos áureos tempos da borracha.
O Teatro Amazonas, com capacidade para 701 pessoas, é um dos pontos turísticos mais lindos, localizado na praça São Sebastião, no centro de Manaus. Construído em 1896, o teatro é a expressão mais significativa da riqueza da região durante o Ciclo da Borracha.
Teatro Amazonas - Wikipédia
                                         Teatro Amazonas – Wikipédia
Para entrar de vez no clima da Amazônia, vá ao Mercado Municipal Adolpho Lisboa que é uma replica fiel do parisiense Les Halles. São produtos regionais únicos, diferente de tudo o que você já viu. São diversas cores, cheiros, plantas, peixes e a bela vista para o Rio Negro. O mercado é o principal ponto de compras da Amazônia.
Perto do mercado tem o exuberante do Teatro Amazonas, o maior marco e legado histórico de Manaus. Ele foi construído em 1896 com material importado da Europa, no fértil e rico período da borracha. Só por esse fato você já pode ter uma noção histórica do monumento. Do lado de fora você pode perceber que a cúpula é toda revestida com as cores da bandeira brasileira.
Passando para as belezas naturais o destaque fica para o encontro das águas barrentas do rio Solimões com as escuras do rio Negro. As águas correm, lado a lado sem se misturar por mais de 6 quilômetros formando o Amazonas, o maior rio do mundo em volume e extensão.
Rio Negro e Solimões - Encontro das Águas
Rio Negro e Solimões – Encontro das Águas
Para quem visita essa região tem diferentes opções de hospedagem concentradas na margem dos rios e dos afluentes.  Tem a opção de se alojar em algum construído sobre as balsas ou suspensos em palafitas erguidas nos igapós. Tudo feito especialmente para que você sinta o clima de aventura.
E ainda perto de Manaus, a tribo dos índios Dessanos mantém uma pequena área destinada a apresentações turísticas, que são feitas dentro de uma oca onde eles envolvem os turistas em todas as tradições da tribo e você pode até mesmo participar das festividades. Do lado de fora, a tribo disponibiliza algumas lembrancinhas para você levar para casa.


Fique atento aos passeios já que a qualquer momento você pode assistir ao espetáculo dos botos cor-de-rosa e tucuxis dando verdadeiras piruetas no ar. Os macacos-aranhas também adoram visitar os turistas.
Aproveite todos os passeios nos rios e caminhe bem pela cidade para ver a mistura da colonização européia com o toque indígena. Só não estranhe voltar para casa com algumas picadas de insetos (leve algum repelente). Do resto é só relaxar e respirar o ar mais puro da sua vida.

domingo, 19 de maio de 2013

Inclua Bal Harbour no seu roteiro de Miami.

Quando se fala em Miami, pensamos logo em compras a preços irresistíveis, certo? Mas, você sabia que existe uma cidade chamada Bal Harbour, ao norte de Miami Beach, cheia de butiques de luxo, bons restaurantes e intensa vida noturna?

E o melhor de tudo é que Bal Harbour está muito perto de Miami, ou seja, pode ser incluída no seu roteiro de viagem facilmente.

Não deixe de conhecer Bal Harbour Shops, o shopping ao ar livre para você encontrar itens exclusivos de grifes como Alexander McQueen, Saint Laurent, Prada, Channel e Piguet. Você pode procurar tudo o que o shopping oferece nesse site e planejar a viagem já sabendo exatamente o que vai encontrar por lá.


Shopping Bal Harbour
Shopping Bal Harbour – Imagem de divulgação DougCastanedo

Além disso, saiba que todas as manhãs, de quinta a domingo, você pode fazer aulas gratuitas de yoga e pilates na praia de Bal Harbour. As aulas são oferecidas pelos famosos estúdios Nomi Pilates. Não deixe de conhecer também a pista de corrida à beira mar.

A cidade também promove o evento cultural Bal Harbour Arts Night com sessões de cinema ao ar livre com pipocas e drinks. Em 2013 serão exibidos os filmes “O discurso do rei”, “My Fair Lady”, “Madagascar 3″ e “Os vingadores”.

Quando se fala em gastronomia, não deixe de experimentar a famosa comida japonesa do Sushi Lounge, com um cardápio especial de sushis e sakes e curta a experiência de ouvir o melhor do jazz a noite toda.
Quer saber onde ficar? Se hospede no Quarzo Bal Harbour , um hotel butique a beira mar super luxuoso que oferece 84 quartos, spa, serviços de massagem, mergulho com snorkel e piscina ao ar livre.

Vista Aérea Bal Harbour
Vista Aérea Bal Harbour – Imagem de divulgação

Perúgia, uma linda cidade medieval no coração da Itália

A Itália é um país com uma vasta História, que pode ser encontrada em praticamente todas suas cidades. No entanto, poucos locais nos transportam tanto ao passado quanto a cidade medieval da Perúgia, localizada na província mais central do país.





Ao caminhar por suas ruelas estreitas, subindo e descendo suas incontáveis escadarias, tem-se a sensação imediata que, ao virar em uma de suas esquinas, você se deparará com algum cavaleiro medieval, ou com nobres e donzelas de outros tempos.


Hoje, é uma importante cidade universitária italiana, e os estudantes se aglomeram todas as noites nas escadarias da catedral, na praça principal da Perúgia.

Ela está a 170 km de Roma e a menos de 160 km de Florença, e, se você estiver indo a Assis, é um pecado não passar pela Perúgia, que não está nem a 30 minutos de viagem de lá.

Um dia na cidade já é o suficiente para conhecer as principais atrações, mas dois seriam o ideal para aproveitar o clima da cidade, explorá-la com um pouco mais de atenção e descobrir alguns de seus recantos mais secretos e extraordinários. Por se tratar de uma típica cidadela fortificada, a Perúgia está no topo de um morro, ou seja, pernas pra que te quero para subir e descer ladeiras!

Boa parte da agitação ocorre ao longo do Corso Vanucci, um calcação que é a artéria central da Perúgia. É neste calçadão que também está a maior parte do comércio e vários restaurantes, muitos deles armadilhas turísticas, com preços excessivos e sem grande qualidade.

Desbravando o centro histórico da Perúgia



Um bom roteiro para começar a conhecer o centro histórico da cidade é na Piazza IV Novembre, onde estão localizados os principais edifícios da Perúgia, a maioria construídos no século XIII, como a Catedral de São Lourenço, a Fontana Maggiore e o Palazzo dei Priori.


A Catedral é um belo exemplo de arquitetura medieval e, em seu interior, há uma celebrada relíquia: o anel de casamento de Maria, a mãe de Jesus, com José. Até que ponto podemos acreditar na autenticidade do anel, fica a seu critério decidir, mas vale a visita.


No centro da praça está a Fontana Maggiore, uma fonte do ano de 1278. Ao redor da fonte, estão representados os meses do ano e os signos zodicais, além de outros alto-relevos. É um dos pontos de encontro dos jovens peruginos e estudantes universitários.


O monumental Palazzo dei Priori era, antigamente, a sede do governo comunal da cidade. Hoje, é a abriga a Galeria Nacional da Úmbria, um museu com um grande acervo de artistas da região.


A entrada custa 6,50 euros, mas, se você resolver pular a visita ao museu, a entrada ao saguão já vale à pena, com duas estátuas de bronze que pertenciam originalmente à fachada do edifício.


Contornando o prédio pelo lado direito, você subirá uma escada que dá acesso à Sala dei Notari, onde as guildas se reuniam para debates na Idade Média. As paredes e o teto da sala são todas decoradas com brasões das mais importantes famílias da época.


Prosseguindo até o final do Corso Vanucci, você chegará ao Giardini Carducci, de onde se tem uma vista estupenda de toda a região ao redor da cidade, inclusive, é possível avistar a cidade de Assis.


Atrás desta pracinha, há uma escada rolante que conduz a um dos monumentos mais extraordinários da Perúgia, a Rocca Paolina, para as galerias remanescentes de uma antiga fortaleza do século XVI. Hoje, estas galerias são usadas como vias de acesso da parte baixa da cidade até o centro histórico, mesmo assim, é inacreditável poder caminhar por corredores medievais, muito bem preservados e impressionantes.


Deixando a Rocca Paolina, você chegará à região do Corso Cavour, onde há uma porção de restaurantes e bares, sempre muito movimentados à noite.


Logo ao lado da saída inferior das galerias, você se deparará com a igreja de Sant'Ercolano, do século XIII.


Apesar de ser uma igreja pequenininha, a decoração interior é belíssima. Se você encontrar a porta da igreja aberta, corra para dar uma espiada.

Desde ponto, você pode retornar para o centro histórico, seja subindo a escadaria ao lado direito da Igreja de Sant'Ercolano, seja voltando por dentro da Rocca Paolina.

Só lembrando que as ruas secundárias do centro Perúgia são bastante confusas e é quase inevitável se perder na cidade em algum momento. Inclusive, perder-se nesta cidade medieval é um dos programas mais fascinantes de todos.